A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, disse neste domingo (6) que as eleições seguem tranquilas e que não há ocorrência significativa. Segundo ela, até o momento, 0,3% das urnas precisaram ser substituídas.
“Os eleitores estão indo às urnas no Brasil inteiro desde 8 horas da manhã, no horário de Brasília. Nós temos um número bem significativo de presença, temos praticamente nenhuma mudança nem de urna, que é uma situação normal, 0,3% de urnas substituídas por outras urnas”, afirmou, em entrevista coletiva para a imprensa no Centro de Divulgação Eleitoral, no TSE.
A ministra relatou que o temor de que eleitores da Região Norte tivessem dificuldade de chegar às urnas, em razão dos rios secos, não se confirmou.
“Aquilo que a gente temia, principalmente no Norte, por ausência de estradas, não se confirma. Conseguimos que os eleitores estejam comparecendo”, disse.
Números
Boletim divulgado pelo TSE informou que 2 milhões de eleitores justificaram a ausência por meio do aplicativo E-título, até as 13h.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou a prisão de 68 eleitores e a apreensão de 12 armas, também até as 13h deste domingo.
As forças policiais prenderam ainda 5 candidatos. Ao todo, foram registradas 274 ocorrências.
Em Santa Catarina, um homem de 47 anos foi detido por suspeita de compra de votos. O suspeito, que não teve seu nome divulgado até o momento, é marido de uma candidata a vereadora pelo MDB na cidade de Treviso, na região de Criciúma, no Sul do Estado.
Em Itajaí, no litoral catarinense, dois homens de 37 e 46 anos foram presos por boca de urna, no começo da tarde deste domingo (6). Eles foram flagrados entregando panfletos em frente a um local de votação.
Com informações de Agência Brasil