
Uma empresa de tecnologia criada em Blumenau em 2017 registrou nos últimos três anos um crescimento de 80%. Somente em 2024, a startup de Blumenau Paytrack, fundada pelo casal Daniele Amaro e Edson Gonçalves, gerenciou aproximadamente R$ 3 bilhões em despesas corporativas de mais de 7 mil clientes ativos.
A Paytrack criou uma plataforma de gestão de despesas e viagens corporativas que atende clientes de grande porte como JBS, WEG, Unimed e Equatorial Energia. No começo de janeiro, a empresa de Blumenau confirmou a captação de R$ 240 milhões através do fundo americano de investimentos Riverwood Capital. A expectativa agora é usar esses recursos para expandir a equipe comercial e, assim, atrair novos clientes de grande porte. A estimativa é aumentar o número de funcionários de 370 para 500 em 2025.
“Esse aporte é o maior investimento já realizado no setor de viagens B2B na América Latina”, diz Pedro Góes, CEO da Paytrack. “Teremos entre as principais frentes de atuação o fortalecimento no segmento de grandes contas, reforçando a presença nas capitais, além de evoluir nas soluções de pagamento”, concluiu ele.
Portfólio
Com concorrentes como a Onfly e Flash, a companhia já tinha recebido aporte de R$ 8,5 milhões, em julho 2021, em uma rodada liderada pelo fundo americano Parceiro Ventures.
Góes conta que a Paytrack vinha sendo abordada por diversos fundos de investimentos. A escolha pela Riverwood Capital se deu por entender que o fundo americano poderia ajudar no aumento da governança corporativa e apoiar iniciativas estratégicas.
A Riverwood Capital investe em empresas de tecnologia na América Latina há 15 anos. Seu portfólio inclui companhias como QuintoAndar, VTEX, Logcomex, Sensedia, Petlove, entre outras.
“Empresas brasileiras estão cada vez mais adotando ferramentas tecnológicas, softwares e automação para gerenciar viagens corporativas e outras despesas”, diz Francisco Alvarez-Demalde, cofundador da Riverwood Capotal. “E a Paytrack construiu a mais forte plataforma do país, atendendo a grandes empresas brasileiras”, completou.
Ferramenta
Com o software de gestão, as empresas contratantes podem centralizar em uma única plataforma todas as etapas de uma viagem corporativa, desde o pedido de um carro por aplicativo para levar ao aeroporto, passando por escolha de passagens aéreas e pedido de reembolso de alimentação.
O sistema permite, segundo Góes, que as companhias consigam uma redução de até 8% do valor financeiro associado a fraudes.
“A ferramenta permite cadastrar políticas de limitação de valores; além de ter uma leitura automática de controles fiscais, o que evita reembolsos repetidos ou de itens não cobertos pela empresa, como bebidas alcoólicas”, afirma o CEO da Paytrack.
Intercionalização
As empresas, por sua vez, podem impor regras associadas à antecedência para compra do voo, o que evita uma passagem aérea mais cara por ser comprada de última hora.
De acordo com levantamento da empresa, o planejamento adequado das reservas pode significar uma economia de até 200%, especialmente quando as compras são realizadas com antecedência mínima de 30 dias.
A partir do ano que vem, Góes pretende mirar na internacionalização. Embora a Paytrack já atenda empresas de matriz brasileira com operação fora do Brasil, não possui equipes no exterior. O próximo passo, diz Góes, é criar escritórios fora do país a partir de 2026.