Região Balneário / Itajaí

Retomada do Porto de Itajaí aquece a economia da região

Berços agora é operado pela JBS Terminais/Seara

Autor
Retomada do Porto de Itajaí aquece a economia da região
Foto: Divulgação / Porto de Itajaí

O Porto de Itajaí planeja movimentar 77,5 mil TEUs (equivale a um contêiner de 20 pés) e 45 mil unidades até o final de dezembro. Após retomar suas operações no início de outubro, o terminal já começou a receber os primeiros navios. Com as três linhas regulares de cargueiros em operação e mais duas previstas para o próximo mês, a movimentação impulsionará ainda mais a economia local.

PUBLICIDADE

A empresa JBS Terminais/Seara, nova operadora do terminal, já recebeu três navios neste mês na área arrendada (berços 1 e 2) e espera a chegada de mais oito até o fim de outubro. Na área pública (berços 3 e 4), a empresa já atracou cinco cargueiros.

O navio Maersk Lamanai foi o primeiro a atracar nos berços arrendados após a liberação do alfandegamento. O terminal também recebeu os cargueiros Irenes Wisdom e MC Breda. Na última sexta-feira (18), o Porto de Itajaí registrou um movimento intenso com a chegada de quatro navios simultaneamente. Nos berços 1 e 2, operados pela JBS/Seara, atracaram os cargueiros Maersk Leon e Irenes Rules. Ainda assim, nos berços 3 e 4, da área pública, chegaram os navios An Ding Hai e Emerson Confidence.

De acordo com o Porto de Itajaí, a nova arrendatária, JBS Terminais/Seara, já opera três linhas regulares de navios no Porto de Itajaí: Norcoast (Santos x Paranaguá), Hapag Lloyd (Santos x Paranaguá) e MSC (Paranaguá x Santos). Em novembro, as linhas da Maersk e MSC também começarão suas atividades.

Empregos e impacto econômico

O aumento das atividades deve gerar reflexos positivos na economia da região, com a criação de empregos e o fortalecimento de empresas de comércio exterior e transporte. A chegada da Seara já resultou em 230 novos empregos diretos no Porto.

As operações de carga geral nos berços públicos do Porto de Itajaí ocorreram normalmente ao longo de 2024. Ao todo, o terminal movimentou 349.426 toneladas, com 20 navios de carga geral, bem como, 10 navios transportando veículos atracados. Além de receber 6.908 automóveis importados da BMW, o Porto movimentou cargas de itens siderúrgicos, açúcar e madeira. A previsão é que um navio com produtos químicos e outro com açúcar utilizem o terminal ainda em outubro. Além disso, outros dois navios com veículos desembarcarão em novembro.

Foto: Divulgação / Porto de Itajaí

Temporada de cruzeiros movimenta o Porto

A temporada de cruzeiros 2023-2024 no Porto de Itajaí foi a maior da história, com 42 escalas e 113 mil passageiros entre dezembro de 2023 e abril de 2024. Itajaí segue como o único porto de Santa Catarina a realizar embarques e desembarques de transatlânticos.