Região Mundo

Retaliação a Trump: China anuncia taxa de 34% sobre produtos dos EUA

Medida passa a valer a partir do dia 10 de abril

Autor
Retaliação a Trump: China anuncia taxa de 34% sobre produtos dos EUA
Foto: Brendan Smialowski / AFP

Guerra comercial fica ainda mais acirrada após a China anunciar 34% de taxação sobre os produtos importados americanos. A medida é em reposta ao tarifaço aplicado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que desencadeou uma série de perdas generalizadas nos mercados de ações. Nesta quinta-feira (3), o dólar fechou em 5,629, menor valor desde 16 de outubro do ano passado, quando encerrou em R$ 5,622.

PUBLICIDADE

A taxa de 34% sobre os produtos importados dos Estados Unidos passará a valer a partir do dia 10 de abril. Além deste tarifa, será cobrada a taxa alfandegária, que já é aplicada anualmente.

O Ministério das Finanças Chinês também anunciou a aplicação de controles de exportação sobre sete produtos. Entre eles o gadolínio, utilizado para ressonâncias magnéticas; e o ítrio, utilizado em produtos eletrônicos.

Leia também: Dia da Libertação: Trump anuncia 10% sobre produtos do Brasil – Guararema News

Donald Trump anunciou tarifaço na última quarta-feira

O presidente dos EUA anunciou o tarifaço para diversos países, na última quarta-feira (2). As taxas aplicadas variam de acordo com o país e têm alíquota mínima de 10%, como no caso do Brasil. No caso da China, os produtos que deixarem a Ásia rumo aos Estados Unidos serão taxados em 54%. A taxa entra em vigor em 2 de maio.