Região Brasil

Receita Federal libera o último lote do Imposto de Renda de 2024

Crédito será pago no dia 30 dezembro

Autor
Receita Federal libera o último lote do Imposto de Renda de 2024
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

A Receita Federal disponibiliza nesta segunda-feira (23) a consulta ao último lote de restituição da malha fina do Imposto de Renda de Pessoa Física. No total, o órgão pagará 144.225 restituições no dia 30 de dezembro de 2024, último dia de atendimento bancário no Brasil.

PUBLICIDADE

O governo depositará R$ 448.962.939,71, sendo R$ 290.874.647,19 destinados a contribuintes com prioridade legal. Esse valor corresponde a 5.617 restituições para idosos acima de 80 anos, 27.264 restituições para pessoas entre 60 e 79 anos. Segundo o órgão, outras 2.697 restituições para contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave. Por fim, 5.997 restituições são para profissionais cuja maior fonte de renda é o magistério.

Adicionalmente, a Receita priorizou 64.089 contribuintes sem prioridade legal, mas que utilizaram a Declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX.

O lote também inclui 31.126 restituições para contribuintes não prioritários e 7.435 restituições para contribuintes priorizados devido ao estado de calamidade no Rio Grande do Sul (RS).

Saiba como consular

Os contribuintes podem verificar a disponibilidade da restituição acessando a página da Receita na internet, clicando em “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, deve-se acessar “Consultar a Restituição”. Além disso, a página oferece orientações e canais de serviço, permitindo consultas simplificadas ou completas sobre a situação da declaração, incluindo o extrato de processamento, acessado no e-CAC. Ao identificar alguma pendência, o contribuinte pode retificar a declaração e corrigir informações equivocadas.

A Receita também oferece um aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente nas bases de dados informações sobre a liberação de restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A Receita Federal do Brasil (RFB) destaca que realiza pagamentos de restituições apenas em contas bancárias de titularidade do contribuinte. Caso ocorram erros nos dados bancários informados ou problemas na conta destino, as rotinas de segurança bloqueiam o pagamento