No mês de setembro foi aprovada, pelo Governo do Estado de Santa Catarina, a liberação de R$ 1,2 milhão para 11 projetos voltados à promoção, organização e fomento da Economia Solidária.
O objetivo da ação do Governo do Estado é beneficiar entidades, associações, fundações e cooperativas que desempenham trabalho em defesa da economia em todas as regiões do estado de Santa Catarina. A ação pretende viabilizar a autogestão.
A Economia Solidária reúne trabalhadores por meio de organização própria e autogestão. O valor liberado pelo governo vai contribuir para a geração de emprego e renda, além de promover desenvolvimento econômico e social e estimular a redução de desigualdades.
Foram contemplados 10 projetos de fomento e um de estudo de mapeamento econômico em Santa Catarina. Os projetos de fomento destinarão os recursos para a realização de feiras e mostras, formação de profissionais, reformas de estruturas físicas, além da criação de plataformas digitais para venda de produtos, entre outras iniciativas.
Já o projeto de mapeamento busca identificar os empreendimentos e instituições de apoio à Economia Solidária em Santa Catarina, tanto em meio urbano quanto em meio rural. O objetivo é atualizar o banco de dados já existente sobre a Economia Solidária, bem como incluir os novos empreendimentos.