Região Grande Florianópolis

Procon SC monitora abusos no preço dos combustíveis

Aumento dos preços promovido pela Petrobrás em julho está sendo repassado somente agora

Autor
Procon SC monitora abusos no preço dos combustíveis

O Procon SC estadual em Santa Catarina recebeu diversas reclamações e denúncias nas últiumas duas semanas sobre o aumento no preço dos combustíveis na Grande Florianópolis. O órgão de defesa do consumidor catarinense investiga o motivo da alteração para saber se os aumentos foram ou não justificados.

PUBLICIDADE

“O Procon SC tomou conhecimento sobre o aumento repentino do combustível. Fizemos contato com o sindicato para entender a razão deste aumento. A informação é de que o aumento que aconteceu em julho (de 7,11% da Petrobras às refinarias) teria sido repassado apenas agora”, explica a diretora do Procon SC, delegada Michele Alves.

Michele salienta que se os aumentos forem justificados ao consumidor, com causa legítima, e que, portanto, não há ilegalidade. Segundo ela, aumento abusivo de preço é “a elevação, sem justa causa, do preço de produtos ou serviços”, de acordo com o Guia Prático de Análise de Aumentos de Preços de Produtos e Serviços da Secretaria Nacional do Consumidor.

“Há princípio constitucional de livre concorrência e livre comércio, no qual o proprietário pode praticar os preços que quiser. Porém, não vamos admitir, em Santa Catarina, abusividade de preços. O consumidor tem, sim, o direito de receber a informação correta sobre o porquê deste aumento e se o aumento é devido”, afirma a delegada. “Não podemos permitir que aumentos como esses ocorram sem qualquer justificativa ao consumidor“, diz ela.

Confira um vídeo com um pronunciamento da delegada Michele sobre o assunto:

Relacionadas