Região Balneário / Itajaí / Itapema

Prefeitura de Itajaí lança IPTU 2025 em 15 de janeiro

Boletos poderão ser baixados pela internet ou retirados na Praça do Cidadão

Autor
Prefeitura de Itajaí lança IPTU 2025 em 15 de janeiro
Foto: Arquivo / Prefeitura de Itajaí

A Prefeitura de Itajaí disponibilizará os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025 para pagamento a partir do dia 15 de janeiro, oferecendo condições especiais de desconto e parcelamentos.

PUBLICIDADE

Os contribuintes que quitarem IPTU em cota única até o dia 15 de fevereiro receberão 20% de desconto. Para pagamentos realizados até 15 de março, o desconto será de 10%. Quem optar pelo parcelamento poderá dividir o valor em até 10 vezes, com a primeira parcela vencendo em 15 de março de 2025 e as demais vencendo no dia 15 de cada mês.

Além disso, os cidadãos que mantiveram o pagamento do IPTU 2024 em dia garantirão um desconto adicional de 10% no imposto de 2025. O sistema gerará automaticamente a fatura com o abono, onde serão disponibilizados aos contribuintes.

“Estamos lançando o IPTU com benefícios para o bom pagador. Itajaí se destaca como uma das poucas cidades que premia o cidadão que paga o imposto em dia com um desconto de 10%. Além disso, oferecemos descontos para pagamentos antecipados em cota única”, afirma o secretário de Fazenda, Rodrigo Silveira. “Para garantir uma gestão eficiente das contas públicas, é essencial manter o equilíbrio entre arrecadação e gastos. Por isso, o governo está iniciando um amplo processo de revisão de despesas para aumentar a efetividade da aplicação dos recursos do contribuinte”, acrescenta Silveira.

A Prefeitura disponibilizará os carnês no site oficial a partir de 15 de janeiro e também os oferecerá para impressão na Praça do Cidadão no paço municipal de Itajaí.

Correção pelo IPCA

A correção do valor do IPTU 2025 seguiu o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre novembro de 2023 e outubro de 2024, com um percentual de 4,7%. Alguns imóveis ainda receberão o aumento previsto na Planta Genérica de Valores de 2018. Neste casos com reajustes limitados a 15% ou, ainda assim a 20%, considerando a correção do IPCA.

Os contribuintes podem acessar o site da Prefeitura ou comparecer à Praça do Cidadão para mais informações e esclarecimentos.