
O pagamento por aproximação começará a operar nesta sexta-feira (28). O Pix por aproximação (NFC) estará totalmente disponível para todos os usuários pessoa física. Além disso, o uso poderá acontecer através do aplicativo de banco ou de carteiras digitais. Entretanto, o limite será de R$ 500 por operação.
Dessa forma, o usuário também poderá incluir essa transação em carteiras digitais, podendo efetuar pagamentos apenas encostando o aparelho telefônico na maquininha, sem a necessidade de acessar o aplicativo do banco.
Porém, a funcionalidade só estará disponível para usuários de aparelhos com Android e que tenham conta em instituições bancárias incluída no Open Finance.
Uso do Pix
O Pix completou quatro anos em 2024, movimentando R$ 26,45 trilhões em transferências, segundo dados do Banco Central. O montante representou um crescimento de 54% se comparado ao valor do ano anterior.
A chegada do Pix por aproximação pode transformar o cenário de uso dos cartões de débito no Brasil. Atualmente, os cartões de débito são amplamente utilizados, mas a conveniência do Pix por aproximação pode levar muitos consumidores a reconsiderarem suas preferências e mudarem comportamentos.