Região Balneário / Itajaí / Itapema

Pequenos negócios lideraram a geração de empregos em SC em 2024

Com 66 mil novas vagas, micro e pequenas empresas impulsionam o mercado de trabalho no estado

Autor
Pequenos negócios lideraram a geração de empregos em SC em 2024
Pequenos negócios em Santa Catarina.; Foto: divulgação

As micro e pequenas empresas (MPEs) catarinenses foram as grandes responsáveis pela criação de empregos formais no estado em 2024. De acordo com um levantamento divulgado nesta quarta-feira (19) pelo Observatório de Negócios do Sebrae/SC, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os pequenos negócios geraram 66.036 novos postos de trabalho. Isso representa 62% do total de vagas criadas no ano.

PUBLICIDADE

O saldo geral de empregos no estado no ano passado foi de 106.392 novas vagas, resultado da diferença entre 1.683.275 admissões e 1.576.883 desligamentos. Dessa forma, esse desempenho representa um crescimento de 71,06% em relação a 2023, o que evidencia a importância dos pequenos negócios para a economia catarinense.

Setores e cidades em destaque

O setor de Serviços liderou a geração de empregos entre as MPEs, com 28.329 novas vagas, seguido pelo Comércio, com 17.336 postos de trabalho criados. Além disso, no recorte municipal, Florianópolis registrou o maior saldo positivo, com 5.225 novos empregos, seguida por Joinville (4.780) e Itajaí (4.669).

A força dos pequenos negócios

Para a analista de dados do Sebrae/SC, Amanda Maciel, os números demonstram o impacto das MPEs na economia catarinense. Dessa forma, os pequenos negócios são a espinha dorsal da geração de empregos no estado. A resiliência dos empreendedores, aliada a um ambiente favorável ao desenvolvimento, foi determinante para esse crescimento expressivo em 2024. Seguimos apoiando essas empresas para que continuem impulsionando a economia de Santa Catarina.”

Dados nacionais

Com relação à geração de empregos das MPEs no Brasil, o crescimento foi de 3,41% em 2024 na comparação com 2023. No acumulado do ano passado, os pequenos negócios responderam por 1.222.972 empregos, contra 1.182.632 no mesmo período de 2023.

A análise é do Sebrae a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Do universo de quase 1,7 milhões de empregos gerados no conjunto da economia em 2024, as MPE responderam por sete em cada dez vagas.

Sobre a Agência do Sebrae Jaraguá do Sul

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada brasileira de serviço social, sem fins lucrativos, integrante do Sistema S.

Atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo e incentivo a educação empreendedora na educação formal.

Suas soluções atendem desde o empreendedor que pretende abrir um novo negócio até empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado. A Agência do Sebrae em Jaraguá do Sul recebe o público na Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira, nº 474, no Centro, ou pelo telefone (47) 3274-5350.