Região Balneário / Itajaí / Itapema

Lula vai a Itajaí em janeiro para assinatura do arrendamento do Porto

Empresa paulista venceu o edital e vai arrendar o terminal por dois anos

Autor
Lula vai a Itajaí em janeiro para assinatura do arrendamento do Porto
Reunião em novembro reelou a empresa vencedora do Edital. Foto: divulgação

Em Itajaí, no Litoral Norte catarinense, a cerimônia de assinatura do novo contrato de arrendamento transitório do Porto de Itajaí, marcada para esta sexta-feira (15), foi adiada para o final de janeiro, por solicitação do Gabinete da Presidência da República. De acordo com a Superintendência do Porto, a data foi alterada para permitir a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

PUBLICIDADE

A empresa vencedora da licitação foi a Mada Araújo Asset Management Ltda, com sede em São Paulo, criada em 2010. O contrato transitório permite o arrendamento da plataforma por um período de dois anos, prorrogáveis por mais dois.

Depois disso, será feito um novo processo, desta vez com cessão de 35 anos. A cerimônia também vai celebrar a assinatura do convênio de delegação, que mantém a autoridade portuária pública e municipal para Itajaí por 25 anos.

O edital de arrendamento provisório para administração do Porto de Itajaí foi publicado em agosto desse ano, elaborado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em conjunto com o Ministério dos Portos e Aeroportos. O novo contrato vai permitir a retomada das operações no terminal, que está inoperante desde o começo deste ano, deixando cerca de mil trabalhadores sem emprego e renda.

Conforme o contrato, a empresa arrendatária Antaq vai pagar para a Superintendência do Porto a cada mês o equivalente a R$ 60,63 por cada conteiner movimentado, além de R$ 5,33 por cada tonelada de carga.

Porto está vazio desde janeiro. Foto: reprodução / divulgação

A retomada das movimentações no Porto de Itajaí tem sido bastante comemorada pelas entidades sindicais que representam os trabalhadores do setor. O Presidente do Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga nos Portos do Estado do Paraná e diretor da FENCCOVIB, José Eduardo Antunes, revela que a expectativa e ansiedade é enorme, pois significa a volta da fonte de renda perdida ao longo dos últimos meses.

“Foi um ano difícil para todos, pois são profissionais altamente qualificados que deixaram de ter renda. Muitos foram buscar outros empregos, se até mesmo se desfizeram de seu patrimônio, venderam carro e casa”, aponta ele. “Um porto como o de Itajaí não pode ficar parado, com uma mão de obra tão qualificada sendo desperdiçada”, concluiu.

Para o presidente da Intersindical laboral do Sindicato dos Arrumadores de Itajaí e Diretor-Procurador da FENCCOVIB, Ernando João Alves Junior, a reabertura do terminal significa uma demonstração de zelo pelo Porto. “Sempre lutamos para que o ativo do Porto Público fosse valorizado. Temos conversado com o prefeito para que o plano diretor permita a projeção da expansão da poligonal”, explicou.

Ernando também aponta que o Governo Federal tem feito o que prometeu, valorizando o serviço público, demostrado agilidade e rapidez: “Em um ano está destravando coisas que ficaram paradas por quatro anos. Isso é muito positivo para todos nós, 2024 e muto promissor e será muito diferente de 2023”, completou.

Relacionadas