
Nesta quarta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei (PL) que isenta contribuintes do pagamento de Imposto de Renda (IR), para quem ganha até R$ 5 mil. A medida também cria descontos no imposto para rendas mensais de até R$ 7.350. As novas regram passam a valer já em 2026.
Essa foi uma das promessas de Lula durante a campanha e deve ser aposta também para a reeleição. Pois, com a alteração, o benefício atingirá cerca de 15 milhões de pessoas, sendo 10 milhões isentas do IR e outras 5 milhões com desconto mensal.
Assim, a expectativa é de que os trabalhadores que recebem R$ 5 mil por mês (R$ 60 mil por ano) tenham ganhos de R$ 312,89 na renda mensal. No entanto, vale salientar que em contrapartida à perda de arrecadação, o governo propõe uma taxação de 10% aos chamados “super-ricos”. Ou seja, incide sobre pessoas que recebem mais de R$ 600 mil por ano.
Enfim, a Receita Federal deve detalhar, nos próximos dias, os procedimentos operacionais para aplicação das novas faixas e descontos na declaração de 2026.
Tabela de descontos do imposto
A isenção total será para quem recebe até R$ 5 mil. Contudo, haverá ainda descontos progressivos para rendas até R$ 7.350, divididos da seguinte forma:
- Quem recebe até R$ 5.500 terá 75% de desconto no imposto;
- Até R$ 6 mil, a redução será de 50%;
- Até R$ 6.500, o desconto é de de 25%;
- A partir de R$ 7.350 mensais, permanece a cobrança integral da alíquota de 27,5%.

