
A partir do mês de agosto, os donos de veículos podem pagar o Imposto Sobre Propriedade Veículos Automotores (IPVA) via PIX. De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) e o Detran/SC, outras taxas como licenciamento e registro também se pode quitar pela modalidade de pagamentos.
Funcionamento:
Conforme informações do governo, no boleto do IPVA vai constar um QR Code que vai permitir o pagamento do imposto pela modalidade PIX. O contribuinte terá a opção de pagar em cota única ou parcelado em até três vezes. Seja por código de barras ou pela opção atual.
Como pagar:
– Acessar o site Detran Digital (https://servicos.detran.sc.gov.br/login), sistema oficial de pagamento do Detran/SC;
– O acesso deve ocorrer via GOV.BR. É uma exigência que ajuda a diferenciar o sistema oficial de sites falsos criados para golpes;
– Para consultar os impostos, clique na opção “veículos” e em seguida vão aparecer os veículos no nome do contribuinte, basta clicar em cima para abrir a aba de débitos;
– Para o pagamento por meio de PIX, é necessário clicar na opção “Gerar QR Code”;
– Por fim, o usuário deve conferir o destinatário do valor, descrito como “Secretaria De Estado Da Fazenda”, com o CNPJ: 82.951.310/0001-56.
Confira o calendário:

A funcionalidade está disponível a todos os contribuintes. A medida, além de dar mais opções ao proprietário e reduzir burocracias, pode gerar economia anual de R$ 2,2 milhões com tarifas bancárias. O pagamento via PIX não cobra taxa sobre os boletos e pode ser feito 24 horas por dia com compensação em poucos minutos.