Região Brasil

Governo oficializa salário mínimo de R$ 1.621 a partir de 1º de janeiro

Decisão foi registrada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (24)

Autor
Governo oficializa salário mínimo de R$ 1.621 a partir de 1º de janeiro
Foto: Divulgação

O salário mínimo alcançará o patamar de R$ 1.621 a partir de 1º de janeiro de 2026. O governo federal formalizou o novo valor, que representa um aumento de 6,8% (pouco mais de R$ 100) em relação ao mínimo anterior, de R$ 1.518, por meio de publicação no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (24).

Governo oficializa aumento

De fato, a mudança marca a retomada de uma política de valorização que assegura um aumento real do piso. Assim, o reajuste combina a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulada em 12 meses até novembro.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos (Dieese) lembrou que “enquanto os preços avançavam continuamente, a recomposição salarial ocorria apenas uma vez, no reajuste anual, fazendo com que o salário mínimo real se deteriorasse”.

O órgão acrescentou que, somente a reposição da inflação entre 2020 e 2022 não foi suficiente para diluir o impacto do aumento dos preços dos alimento. Visto que os valores subiram acima da média e pesaram de forma desproporcional no rendimento das famílias de baixa renda.

Impacto e necessidades básicas

A Constituição estabelece que o salário mínimo deve ser a menor remuneração que um trabalhador formalizado pode receber no país. Além disso, precisa ser suficiente para atender às necessidades vitais básicas do trabalhador e de sua família, como moradia, alimentação, saúde, lazer, higiene e transporte.

Assim, o Dieese calcula que, para cumprir isso, o mínimo mensal de uma família de quatro pessoas deveria ter sido de R$ 7.067,18 em novembro de 2025. Isso equivale a 4,3 vezes o novo piso nacional que entrará em vigor em janeiro de 2026.

O departamento estima que cerca de 62 milhões de brasileiros recebem o mínimo. Com o reajuste para R$ 1.621, o governo prevê um incremento de R$ 81,7 bilhões na economia.

* Com informações da Agência Brasil.

Natiele Oliveira

Sobre o autor

Natiele Oliveira

A jornalista confirma a presença do Guararema News na cidade de Blumenau, com uma ampla cobertura de tudo o que acontece na região do Vale do Itajaí, uma das mais importantes de Santa Catarina. Atua também em coberturas nacionais, sempre ligada em notícias que possam fazer a diferença na vida dos leitores, como serviços, empregos, concursos e etc...

Ver todas as matérias de Natiele Oliveira