
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) promove nesta sexta-feira (18) um evento em Florianópolis para apresentar os resultados do estudo encomendado ao Laboratório de Equipamento e Proteção Individual (LAEPI). De acordo com a Fiesc, a pesquisa abordou a eficácia de equipamentos de proteção individuais contra os ruídos no ambiente de trabalho.
O evento desta sexta é um desdobramento de discussões que as três federações da região Sul vêm mantendo com especialistas. Além disso, em 28 de junho deste ano, a FIESC sediou um debate sobre o tema, que resultou na decisão de contratação do estudo pelo LAEPI.
Os novos estudos e inovações nos equipamentos de medição e também de proteção individual têm atraído a atenção do setor industrial. Sobretudo pelos reflexos na saúde dos trabalhadores, quanto pelo impacto de novas descobertas na discussão jurídica da questão.
Critérios técnicos para ruidos no ambiente de trabalho
Com a parceria das Federações das Indústrias do Rio Grande do Sul e também do Paraná, a iniciativa busca trazer sustentação técnica para – diante de novos fatos e conclusões – rediscutir o assunto dos ruídos no ambiente de trabalho.na Justiça e no Legislativo.
Além da contratação do estudo, a indústria também obteve o apoio de entidades representativas de profissionais que têm como foco a saúde do trabalhador. Por outro lado, para o diretor jurídico e de relações institucionais da Fiesc, Carlos José Kurtz, que também preside a Câmara de Relações Trabalhistas da Federação, o tema do ruído e vibrações e os atuais parâmetros devem ser revistos com base em critérios técnicos.

A Fiesc esteve presente no Congresso Nacional de Higiene Ocupacional, em São Paulo, no dia 14 de agosto. Além disso, obteve o apoio da Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais – ABHO, da Associação Nacional de Medicina do Trabalho – ANAMT e da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho – ANEST para o aprofundamento dos estudos sobre o assunto.
Confira a programação:
10h – Abertura
Alexandre Furlan- Presidente do Conselho de Relações do Trabalho da CNI
Guilherme Scozziero – Coordenador do Conselho de Relações do Trabalho da FIERGS
Carlos José Kurtz – Presidente da Câmara de Relações Trabalhistas da FIESC
Flávio Furlan – Coordenador do Conselho de Relações do Trabalho da FIEP
10h15 – Debate
Alexandra Oppermann – Gerente de RH da WEG
André Vicente Seifert da Silva – Advogado da Fey
Larissa Gervasio Batista – Gerente jurídico da Tupy
Alexandre Perlatto Silva – Diretor jurídico da JBS
10h35 – Além disso, apresentação dos resultados do Estudo
Rafael Nagi Cruz Gerges – Mestre em Engenharia
Nina Rosa Cruz Gerges – Doutora em Engenharia – Laboratório de Equipamento e Proteção Individual/LAEPI
11h – Luiz Carlos de Miranda Júnior – Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (ABHO)
11h10 – João Ricardo Nüske – Conselho Administrativo de Recursos Fiscais
11h30 – Sylvia Lorena – Superintendente de Relações de Trabalho da CNI
Além disso, Alexandre Vitorino – Diretor Jurídico da CNI
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas