Região Santa Catarina

Fatura da CASAN terá reajuste a partir de março

Aumento será aplicado em 194 municípios de Santa Catarina

Autor
Fatura da CASAN terá reajuste a partir de março
Foto: Divulgação / Casan

A Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), a Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir) e o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (CISAM-SUL) autorizaram o reajuste tarifário anual de 2025 da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN).

PUBLICIDADE

A Companhia aplicará a correção de 5,56% a partir de 1º de março de 2025 nas tarifas de água, esgoto e na tabela de serviços e infrações. O cálculo dos novos valores seguiu o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação no Brasil. O percentual corresponde ao acumulado do IPCA entre abril de 2023 e setembro de 2024.

O reajuste valerá para todas as faixas de consumo, conforme deliberação das quatro Agências Reguladoras que fiscalizam e regulam as atividades da Companhia. Os consumidores podem conferir as tabelas atualizadas no site da Casan, no link Orientações ao Usuário – Tarifas CASAN.

Confira a nova tabela tarifária:

Nova tarifa será aplicada em 194 municípios catarinenses

A CASAN opera nos municípios por meio de contratos de programas e convênios firmados com as prefeituras municipais. Dessa forma a Companhia tem o direito de prestar serviços de gestão, operação e manutenção de sistemas de abastecimento de água. A estatal atua, inda assim, com a coleta e de tratamento de esgoto.

Como uma das maiores empresas do Estado de Santa Catarina, a CASAN atende diretamente mais de 2,7 milhões de pessoas (39% da população do estado). Sua atuação se extende em 194 municípios catarinenses (66% do total) e uma cidade paranaense.

A Companhia também fornece água no atacado para outros quatro municípios clientes que operam com sistemas próprios, atendendo uma população superior a 200 mil pessoas.

Com uma ampla cobertura no Estado de Santa Catarina e uma extensa área territorial, a Companhia coordena e auxilia a operação dos sistemas de saneamento por meio da Matriz, localizada em Florianópolis, com quatro Superintendências Regionais de Negócios, distribuídas pelas regiões Norte/Vale do Itajaí (sede em Rio do Sul), Oeste (sede em Chapecó), Sul/Serra (sede em Criciúma) e Metropolitana da Grande Florianópolis (sede em Florianópolis).

Relacionadas