Região Balneário / Itajaí / Itapema

Governo Federal decide que Porto de Itajaí será federalizado

Administração do terminal será feita por meio da Autoridade Portuária de Santos

Autor
Governo Federal decide que Porto de Itajaí será federalizado
Foto: Divulgação / Ministério dos Portos e Aeroportos

Agora é definitivo. O Ministério de Portos e Aeroportos, representando o Governo Federal, iniciou nesta terça-feira (17) a retomada da gestão do Porto de Itajaí. Após 25 anos sob o comando da prefeitura, o terminal itajaiense voltará ao controle federal, sendo dessa forma, federalizado. As autoridades de Brasília justificam a medida como forma de fomentar o desenvolvimento econômico de Santa Catarina, impulsionar a geração de emprego e renda e assegurar a continuidade das operações portuárias.

PUBLICIDADE

Em 2022, o Governo Federal paralisou as atividades do Porto de Itajaí com a intenção de privatizá-lo. Já em dezembro de 2023, sob a atual gestão, o governo assinou um contrato provisório que permitiu a retomada das atividades. Assim, a foi feita a regularização do porto e o retorno do interesse econômico no terminal catarinense.

Após um amplo debate, o governo decidiu reassumir a gestão do Porto de Itajaí e Federalizar o terminal. A Autoridade Portuária de Santos (APS) ficará responsável pela administração, retomando um modelo de gestão semelhante ao que vigorava até a metade da década de 1990.

De acordo com a nota do Ministério, o governo escolheu uma empresa com forte capacidade de gestão e estabilidade financeira. Dessa forma, garantindo a continuidade das operações, a preservação dos empregos e a movimentação eficiente de cargas.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que “o trabalho conjunto entre os dois portos fortalece a competitividade logística, facilita a otimização de rotas e operações e melhora a eficiência no atendimento ao mercado internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico de ambas as regiões.”

Novo administrador e gestor da transição

No final de semana, o presidente nacional do Sebrae e ex-candidato a governador pelo PT catarinense, Décio Lima, fez o anuncio do novo administrador. Trata-se do advogado João Paulo Tavares Bastos Gama. Ele será o responsável por conduzir o processo de transição entre a gestão municipal e a retomada federal das operações. A Autoridade Portuária de Santos assumirá a gestão plena do porto a partir de 2024. Porém, nos primeiros meses do próximo ano, um gestor municipal liderará as decisões locais.