
A produção de cebola em Santa Catarina está conseguindo suprir a necessidade do mercado nacional, diante das dificuldades que surgiram após problemas enfrentados nas lavouras do Nordeste e também no Paraná. De acordo com o Ministério da Agricultura, a oferta do cereal no Nordeste do País segue extremamente restrita. Além disso, as praças do Paraná estão com sua safra praticamente findada. Com isso, o arroz cultivado majoritariamente nas regiões de Ituporanga e Lebon Régis passaram a abastecer a lacuna.
Por este motivo, houve um aumento no número de pedidos pelas cebolas catarinenses, refletindo em incrementos de preço em Ituporanga. Na praça, os produtores comercializam a cebola vermelha crioula à média de R$ 35,50 a saca, de 20 quilos, com um aumento de 2,20% no preço. Em Lebon Régis, o cenário foi de estabilidade e a variedade se comercializa agora por R$ 33,30 a saca, de 20 quilos.
Vale ressaltar que a oferta está bastante elevada, o que limita mais incrementos de preços. Isso no caso de Lebon, além do volume remanescente, ainda tem muito produto sendo colhido. A qualidade das cebolas está começando a recuar também, sobretudo em Ituporanga. Isso porque as colheitas na região foram finalizadas há algumas semanas, e parte do material estocado está apresentando problemas de mofo e podridão.
Fonte: Hfbrasil.org.br