Região Blumenau

Ceasa registra aumento nas vendas com mais de 300 mil toneladas em 2024

Aumento foi de 20% em relação ao ano anterior

Autor
Ceasa registra aumento nas vendas com mais de 300 mil toneladas em 2024
Foto: divulgação

O ano de 2024 encerrou com balanço positivo na comercialização de alimentos e capacitação de profissionais nas Ceasa/SC (Centrais de Abastecimento de Santa Catarina). Ao todo, se movimentou mais de 319,2 mil toneladas de frutas e hortaliças. Além disso, esse volume resultou na quantia de R$ 1,6 bilhão de valor estimado, aquecendo a economia catarinense. O que significa um aumento de quase 20% em relação a 2023.

PUBLICIDADE

Nas três unidades regionais (São José, Blumenau e Tubarão), são 181 empresas que funcionam nos boxes e mais de mil produtores rurais cadastrados, um trabalho que emprega cerca de 2.500 pessoas de forma direta e milhares de outras indiretamente. São aproximadamente seis mil pessoas circulando todos os dias pelos pavilhões.

“O trabalho da Ceasa é focado em incentivar o desenvolvimento do agronegócio, com base no fortalecimento de agricultores, cooperativas, empresas e comerciantes. Além disso, ela é fundamental para garantir o abastecimento de hortifrutigranjeiros no mercado, com qualidade e bons preços”, destacou o presidente da Ceasa, Sandro Vidal.

Ajuda às vítimas das enchentes

No primeiro semestre, as enchentes que atingiram o estado gaúcho mobilizaram Santa Catarina. Com a situação de calamidade, estabelecimentos do Rio Grande do Sul recorreram à unidade da Ceasa, em São José, na Grande Florianópolis, como alternativa para manter a oferta de produtos.

Durante esse tempo, Santa Catarina prestou todo o apoio para manter o abastecimento no estado vizinho. A sede, em São José, ofereceu o suporte necessário para caminhoneiros vindos do RS. A direção antecipou a entrada nos pátios, porque muitos caminhoneiros chegavam cansados da viagem e não tinham onde ficar.

A Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul ficou cerca de 40 dias fechada, trabalhando de forma provisória em outro local.

Foco na sustentabilidade

Durante todo o ano se realizou um trabalho relevante de conscientização, junto com o IMA (Instituto do Meio Ambiente), orientando os boxistas e comerciantes sobre a importância do descarte correto do lixo. A ação faz parte do projeto “Penso Logo Destino”, idealizado pelo IMA.

Da mesma forma, na unidade de São José, na Grande Florianópolis, que está servindo de projeto piloto, se instalou coletores e os comerciantes responderam um questionário para avaliar o nível de conhecimento sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A partir dessas informações, ações de sustentabilidade foram colocadas em prática. Eles também receberam informativos com normas e regulamentos abordando a questão da limpeza no local onde é realizada a venda dos alimentos.

Com o intuito de fortalecer o programa, houve a união de outras frentes do Governo como o engajamento da Seplan (Secretaria de Estado do Planejamento) e da SEJURI (Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social).

Relacionadas