
O cartão de crédito segue como o grande responsável pelo endividamento dos brasileiros. Uma pesquisa recente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que mais da metade dos consumidores (54%) não consegue controlar seus gastos mensais com o cartão, o que leva diretamente à inadimplência.
Nos últimos 12 meses, 74% dos entrevistados utilizaram o cartão de crédito, com 68% optando pelo uso frequente (todos os meses) e 22% a cada dois ou três meses. Roupas, calçados e acessórios (51%), supermercado (44%), eletrônicos (41%) e remédios (38%) lideram a lista de produtos e serviços mais adquiridos.
Vantagens e riscos do uso do cartão
Ao serem questionados sobre as vantagens do cartão, 52% dos consumidores destacaram a possibilidade de parcelar suas compras. Além disso, 34% citaram a facilidade para compras online e 33% apontaram a capacidade de comprar mesmo sem ter dinheiro disponível no momento. Por outro lado, entre aqueles que não utilizam o cartão, 27% afirmaram preferir pagar à vista para conseguir descontos ou evitar tarifas.
José César da Costa, presidente da CNDL, alerta para a necessidade de cautela. “O crédito é um importante aliado do consumidor na hora de adquirir um produto ou bem, mas exige muita cautela e organização financeira. Se usado de forma imprudente, ele pode se tornar um grande problema nas finanças, levando o consumidor ao superendividamento e à inadimplência”, pontuou Costa.
Dados de empréstimos
A pesquisa também abordou a contratação de empréstimos pessoais. Nos últimos 12 meses, 23% dos entrevistados recorreram a empréstimos pessoais e 14% ao crédito consignado. Bancos digitais foram responsáveis por 45% dos empréstimos, enquanto bancos tradicionais responderam por 43%.
Os principais motivos para a contratação de empréstimos incluem o pagamento de outras dívidas, como empréstimos, cartão de crédito ou prestações de compras (25%). Quitar contas de consumo do dia a dia, como água, luz e telefone, motivou 18% dos casos, e 15% utilizaram o dinheiro para pagar exames, remédios ou consultas médicas.
Costa reforçou a importância de atenção redobrada ao contratar crédito: “O consumidor precisa ficar atento a todas as taxas e juros envolvidos na contratação do crédito. Além disso, o crédito mais fácil de acessar é normalmente aquele com taxas mais altas. Por isso, o consumidor deve avaliar muito bem antes de usar um cartão ou buscar um empréstimo”, aconselhou.