Região Brasil

Beneficiários do INSS terão reajuste de 3,9% na remuneração

Medida valerá a partir de fevereiro para quem recebe valores acima do mínimo

Autor
Beneficiários do INSS terão reajuste de 3,9% na remuneração
Foto: Divulgação/Governo Federal

Os segurados da Previdência Social que recebem acima do salário mínimo terão os benefícios reajustados em 3,9%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Os novos valores foram oficializados pela Portaria Interministerial MPS/MF nº 13, assinada nesta sexta-feira (9). Assim, o teto dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passa a ser de R$ 8.475,55 (antes era de R$ 8.157,41). O reajuste para os beneficiários do INSS vale desde 1º de janeiro de 2026, ou seja, o primeiro pagamento ocorrerá em 3 fevereiro.

Conforme informações divulgadas pelo Governo, atualmente mais de 12,2 milhões de benefícios possuem valor superior ao piso nacional. Contudo, a partir deste ano, o valor passa a ser de R$ 1.621,00.

Percentuais de remuneração aos beneficiários do INSS

Vale salientar que, para quem passou a receber o benefício a partir de fevereiro de 2025, o aumento será proporcional ao número de meses pagos. Isso porquê não houve a incidência de 12 meses completos de reajuste. Logo, quanto mais recente for a data de concessão do benefício, menor será o índice aplicado no reajuste.

Veja abaixo os percentuais:

  • Janeiro: 3,90%
  • Fevereiro: 3,90%
  • Março: 2,38%
  • Abril: 1,86%
  • Maio: 1,38%
  • Junho: 1,02%
  • Julho: 0,79%
  • Agosto: 0,58%
  • Setembro: 0,79%
  • Outubro: 0,27%
  • Novembro: 0,24%
  • Dezembro: 0,21%

Contribuição

As faixas de contribuição ao INSS dos trabalhadores empregados, domésticos e trabalhadores avulsos também passaram por atualização. As alíquotas são de 7,5% para aqueles que ganham até R$ 1.621,00; de 9% para quem ganha entre R$ 1.621,01 até R$ 2.902,84; de 12% para os que ganham entre R$ 2.902,85 até R$ 4.354,27; e de 14% para quem ganha de R$ 4.354,28 até R$ 8.475,55.

Essas alíquotas, relativas aos salários de janeiro, serão recolhidas apenas em fevereiro, uma vez que, em janeiro, os segurados pagam a contribuição referente ao mês anterior.

Piso previdenciário

O piso previdenciário, valor mínimo dos benefícios do INSS (aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte) e das aposentadorias dos aeronautas, será de R$ 1.621,00. O piso é igual ao salário-mínimo nacional vigente.

O Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC /LOAS) – destinado a idosos e a pessoas com deficiência em situação de extrema pobreza –, a renda mensal vitalícia e as pensões especiais para dependentes das vítimas de hemodiálise da cidade de Caruaru (PE) também são de R$ 1.621,00.

Já o benefício pago a seringueiros e aos dependentes, com base na Lei nº 7.986/89, passa a ser de R$ 3.242,00. A cota do salário-família passa a ser de R$ 67,54 – para o segurado com remuneração mensal não superior a R$ 1.980,38.

Com informações do Governo Federal