
Mais uma vez, o setor hoteleiro e de restaurantes está otimista com a ocupação e movimentação da cidade, um dos principais destinos de Santa Catarina durante o feriadão de Carnaval. O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol) espera que a taxa de ocupação dos leitos ultrapasse 90% durante o período.
“Alguns hotéis já atingiram a lotação máxima, mas ainda há vagas disponíveis. Por isso, o público da região deve se apressar para garantir a reserva o quanto antes”, alerta o presidente do Sindisol, Rodrigo Vieira.
Os restaurantes de Balneário Camboriú também projetam um aumento significativo no fluxo de clientes. Um levantamento prévio indica que o movimento será bem maior do que o de um final de semana comum de fevereiro. Empresários do setor preveem um crescimento expressivo na demanda.
A presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Andrezza Negrini, destaca que as ações promocionais realizadas ao longo do ano e os projetos desenvolvidos pelo BC Convention fortalecem o turismo e impulsionam o crescimento da região, atraindo mais turistas para o Carnaval.
“Acreditamos que a ocupação hoteleira pode ultrapassar 90%, com dias muito positivos, como temos registrado ao longo de todo o verão. Este período tem sido especial porque recebemos um grande número de turistas argentinos, que voltaram a procurar mais o estado de Santa Catarina e o Brasil devido ao cenário econômico favorável no país vizinho. Neste Carnaval, esperamos tanto o público brasileiro quanto visitantes da Argentina, Peru, Bolívia, Paraguai e Chile”, afirma Andrezza.
Comércio
O Carnaval 2025 também deve aquecer o comércio de Balneário Camboriú. O Sindilojas de Balneário Camboriú e Camboriú projeta um aumento de 5% a 6% nas vendas em comparação com outros períodos do ano. A presidente da entidade, Rosemari Tomazoni, atribui esse crescimento ao intenso fluxo de turistas, especialmente os argentinos, que marcaram presença neste verão.
“A chegada dos turistas argentinos tem um papel fundamental no fortalecimento da economia durante o Carnaval. Embora o país vizinho esteja passando por uma reestruturação econômica, o poder de compra dos argentinos continua significativo, impulsionado pela desvalorização do real em relação ao dólar”, explica Rosemari.
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e da Fundação Cultural, divulgou a programação oficial do Carnaval 2025. A festa, que ocorrerá de 28 de fevereiro a 4 de março, contará com dois palcos. Um deles na Praia Central e outro no Bairro Estaleiro, ambos com diversas atrações musicais.
Além disso, os blocos de Carnaval desfilarão de sábado a segunda-feira, ao longo da Avenida Atlântica, entre a Rua 2000 e a Praça Almirante Tamandaré.