A cidade de Balneário Camboriú lidera o ranking entre as cidades brasileiras com o maior preço médio de venda de imóveis residenciais. O índice divulgado pela FipeZap referente ao mês de julho ainda coloca outras três cidades catarinenses no top 5: Itapema e Itajaí (segunda e terceira posições) e Florianópolis na quinta colocação. Entre as catarinenses, somente Vitória, capital do Espírito Santo, figura entre as mais valorizadas.
Balneário Camboriú, que ocupa a primeira posição do ranking, registrou um crescimento de 0,90% em um mês. Nos 12 meses anteriores, a variação foi de +6,80%, conforme o índice. O custo médio do metro quadrado é de R$ 13.259. As informações foram divulgadas na última terça-feira.
A pesquisa mais recente apresentou variações entre as primeiras colocadas. Vitória, por exemplo, vinha figurando entre as três com maior valor agregado, mas agora Itapema e Itajaí subiram no ranking.
O Índice FipeZap é elaborado mensalmente com as 50 cidades mais valorizadas do país. O principal indicador são os valores de imóveis anunciados pelas imobiliárias e portais especializados. O preço médio entre os 50 municípios pesquisados em todo o Brasil é de R$ 9.082 por metro quadrado.
Atrativos, turismo e arranha-céus
Balneário Camboriú possui uma extensão territorial de 45,214 metros quadrados, sendo o segundo menor município catarinense em termos de área. Apesar disso, possui uma das maiores concentrações urbanas do Brasil. Entre os 10 maiores prédios do país, oito estão na cidade.
Além das praias Central, Laranjeiras, Taquaras, Taquarinhas, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho, Balneário Camboriú conta com grandes equipamentos turísticos e atrações que encantam visitantes o ano inteiro.
De acordo com o IBGE, a cidade tem uma população fixa de 146 mil habitantes. Porém, o número de habitantes muda diariamente conforme o fluxo de turistas e pessoas que passam pela cidade. No réveillon, por exemplo, a cidade chegou a receber mais de 1 milhão de pessoas que passaram a virada do ano na orla da praia Central.