Região Balneário / Itajaí / Itapema

Após federalização, Porto de Itajaí registra aumento em janeiro

Navios de cruzeiros lidera o ranking de atracações

Autor
Após federalização, Porto de Itajaí registra aumento em janeiro
Foto: Divulgação / Porto de Itajaí

Após o primeiro de ter sua gestão transferida da Prefeitura para a Autoridade Portuária de Santos (APS), o Complexo do Porto de Itajaí registrou aumento em todos os índices de movimentação de cargas em janeiro de 2025. A comparação é com o mesmo período de 2024.

PUBLICIDADE

Ao somar a área pública e os terminais de uso privado, o volume movimentado cresceu 26%, atingindo 1,27 milhão de toneladas em 2025. Isso representa um aumento superior a um milhão de toneladas em relação a janeiro de 2024.

O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, destacou que os resultados refletem a integração entre a gestão pública e a eficiência do setor privado. “O crescimento em janeiro resulta do bom entendimento entre a comunidade portuária de Itajaí e Navegantes, suas administrações municipais e a gestão pública técnica da APS-Itajaí”, afirmou. “Abrimos a gestão à participação local, inclusive aproveitando os empregados que já atuavam no porto, o que tem possibilitado grandes avanços na retomada da grandeza do Porto”, completou Pomini.

Tipos de cargas

No cais público do Porto de Itajaí, a atracação de navios de cruzeiro se destacou. Das 17 atracações registradas em janeiro, 13 foram de navios de passageiros. Ainda assim, duas de carga geral, uma de contêineres e uma de ro-ro (carga de veículos). Por isso, a APS-Itajaí decidiu permitir a movimentação terrestre de carga geral para ampliar o embarque e desembarque de cargueiros, sem comprometer o atendimento aos cruzeiros.

No cais público, a movimentação alcançou 47,9 mil toneladas, um aumento de 28% em relação a 2024, quando atingiu 37,4 mil toneladas. Diferentemente do complexo como um todo, o Porto de Itajaí registrou maior volume de exportações do que de importações. Ao somar a área arrendada com a área de uso comum, foram exportadas 185,4 mil toneladas de carga, enquanto 174,5 mil toneladas foram desembarcadas.

Números consolidados

Em janeiro, o complexo portuário movimentou 1,27 milhão de toneladas, sendo 54% de desembarque (690,7 mil toneladas) e 46% de embarque (581,6 mil toneladas). O aumento nos dois fluxos foi de cerca de 26% em relação a 2024.

A movimentação de contêineres cresceu 21%, alcançando 117,8 mil TEU em 2025, ante 97 mil no primeiro mês do ano passado.

O Porto de Itajaí registrou 359,9 mil toneladas movimentadas, enquanto os terminais de uso privado somaram 912,4 mil toneladas. O número total de atracações no complexo portuário chegou a 102, um aumento de 28% em relação a 2024, quando ocorreram 80 atracações. Metade desse total (51 atracações) foi de navios de longo curso.