
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), disse que as condições são favoráveis para cortar gastos e mesmo assim atingir o grau de investimento no Brasil. Mercadante participou nesta segunda-feira (28) do 7º Fórum Brasil de Investimentos, onde falou sobre o crescimento do Brasil.
“O governo tem todas as condições para cortar gastos com seletividade, com critério, sem comprometer o crescimento e o investimento. Tem que cortar e reverter a expectativa”, afirmou durante discurso.
Para Mercadante uma das condições para que isso ocorra é a redução da taxa de desemprego, o controle inflacionário e o nível de satisfação da população brasileira com os governantes.
“80% dos prefeitos foram reeleitos. Muitos dos que foram eleitos eram ex-prefeitos. O povo está satisfeito. É recorde de emprego, maior nível de pessoas empregadas na história do Brasil. A massa salarial está crescendo. É a maior da história do país”, disse.
Mercadante também defendeu a redução da taxa básica de juros, que está em 10,75%. Para o presidente do BNDES, os prefeitos, os governadores e o presidente têm que trabalhar juntos pela economia brasileira.
Além disso, Mercadante criticou a Organização Mundial do Comércio (OMC), ao dizer que a entidade não tem autoridade e presença na regulação do comércio mundial. Segundo ele, essa ausência trará impactos, principalmente após os resultados das eleições dos Estados Unidos.