Região Santa Catarina

Abrasel projeta 20% mais movimento em regiões turísticas de SC em julho

Entidade estima que o movimento nas principais cidades turísticas deve aumentar

Autor
Abrasel projeta 20% mais movimento em regiões turísticas de SC em julho
Foto: divulgação

Pratos sazonais com ingredientes típicos da estação mais fria, menus infantis e ambientes mais aconchegantes são algumas das estratégias de bares e restaurantes de Santa Catarina para aproveitar o maior movimento de visitantes impulsionado pelas atrações de inverno e as férias escolares. A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) estima que o movimento nas principais cidades turísticas de Santa Catarina deve aumentar até 20% nesse período, em comparação com um mês normal.

PUBLICIDADE

Juliana Debastiani, presidente da Abrasel SC, confirma que durantes os meses mais frios, as principais apostas são no turismo de inverno, especialmente em regiões como a Serra Catarinense, na realização de eventos e nas férias escolares. Para atrair os consumidores que querem curtir a estação, muitos estabelecimentos aproveitam para adaptar os cardápios. Pratos sazonais com ingredientes típicos, como fondues, caldos e sobremesas quentes, são ideais para regiões de clima mais frio.

A harmonização com bebidas locais e a valorização de produtos regionais também têm sido estratégias para atrair turistas em busca de experiências gastronômicas autênticas. Alguns restaurantes aproveitam a época de férias escolares para oferecer menus infantis com porções menores e pratos mais atrativos para crianças, além de incluir opções saudáveis e lúdicas.

A expectativa do setor é que um maior movimento de turistas possa ajudar a reverter os resultados do mês de junho, quando as vendas em bares e restaurantes de Santa Catarina recuaram 13%, comparado ao mês anterior. O levantamento da Abrasel em parceria com a Stone monitorou o desempenho do setor alimentício fora do lar em 24 estados e registrou 3,7% de queda em relação ao mês de maio em todo o país. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, a diminuição foi de 5,8%.

O resultado trouxe apreensão, especialmente por ocorrer em um mês tradicionalmente impactado pela Semana dos Namorados. A expectativa é de que esse cenário reflita uma situação mais pontual, já que o mercado se mostrava mais aquecido nos primeiros cinco meses do ano, período em que Santa Catarina recebeu mais de meio milhão de turistas estrangeiros.

“A forte presença de turistas estrangeiros, especialmente dos argentinos, foi muito importante para um bom resultado durante a temporada de verão e esperamos que esta tendência de crescimento se mantenha a partir de agora para recuperação plena do setor, que sofre com os efeitos combinados de juros elevados, inflação e perda de poder de compra”, avalia Juliana Debastiani.

Relacionadas