
Empreendedores poderão realizar o processo de abertura de empresas diretamente pelo WhatsApp em Santa Catarina. A medida busca facilitar o empreendedorismo e o ambiente de negócios. A iniciativa foi desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc).
Conforme informações do governo, o empreendedor terá uma série de serviços da Jucesc à disposição no WhatsApp. Além da abertura de empresas, será possível consultar e iniciar processos, bem como emitir certidões. A expectativa da Junta é ampliar o rol de serviços disponíveis nos próximos meses.
O o presidente da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), Fernando Baldissera, afirma que a ferramenta simplifica e ameniza as burocracias. “O empreendedor que deseja abrir sua empresa ou acessar um serviço da Junta Comercial poderá fazer de forma automática por meio do aplicativo, tornando, portanto, o processo mais rápido e mais ágil”, comentou.
Funcionamento
O empreendedor deve iniciar uma conversa no WhatsApp com o número (48) 3665-5924 e solicitar um dos serviços disponíveis. O sistema da Jucesc vai interagir com o empreendedor de forma automática, fazendo perguntas e coletando as respostas, e ao final emitirá o documento oficial solicitado.
Nesta primeira fase, a abertura de empresas vai contemplar apenas CNPJs de micro e pequeno porte, como, por exemplo, empresário individual (EI) e sociedade limitada unipessoal.
A emissão de certidões simplificadas também já está em funcionamento. A Jucesc vai incluir demais serviços nos próximos meses.
Leia também: Venda de ingressos para a Oktoberfest começa na próxima semana