Região Mundo

Deputado filho de brasileiros George Santos tem mandato cassado nos EUA

É o sexto parlamentar a perder mandato com cassação na história do país

Deputado filho de brasileiros George Santos tem mandato cassado nos EUA
Foto: divulgação

O norte-americano filho de imigrantes brasileiros George Santos teve seu mandato de deputado nos Estados Unidos cassado nesta sexta-feira (1º).  Ele ainda responde na Justiça a 23 acusações que vão desde o uso de dinheiro ilegal na sua campanha pelo partido Republicano, quanto a mentir no sue currículo sobre sua formação acadêmica.

PUBLICIDADE

George se tornou o sexto deputado cassado na história do parlamento americano. Após duas tentativas anteriores que acabaram fracassando, o Congresso conseguiu aprovar a cassação com 311 votos favoráveis, contra 114 contrários.

A mudança no resultado ocorreu após a divulgação de um relatório do Comitê de Ética da Câmara apontar o que chamou de “enormes evidências” de má conduta por parte de Santos, alegando que ele havia “tentado explorar de maneira fraudulenta todos os aspectos de sua candidatura à Câmara para seu próprio benefício financeiro”. George, no entanto, nega todas as acusações.

Entre outras coisas, Santos é acusado de usar dinheiro das doações de campanha em procedimentos cirúrgicos com botox, e também para pagar acessos ao site pornográfico Onlyfans, além de fraudar cartões de crédito. Ele também teria recebido um seguro-desemprego ao qual não tinha direito durante a pandemia do coronavírus, antes de sua eleição.

Foto: Agência Forbes / Divulgação

Relacionadas