Região Santa Catarina

Defesa Civil de Rio do Sul altera cota de inundação prevendo mais chuva

Não haverá atendimento nesta segunda-feira no prédio central

Defesa Civil de Rio do Sul altera cota de inundação prevendo mais chuva
Foto: Defesa Civil

A Defesa Civil de Rio do Sul já está avaliando os modelos climáticos de chuva previstos para esta semana no Estado. Com previsão que varia de 80 a 150 milímetros a partir de quarta-feira (22), o órgão alterou a cota de inundação para 12 metros e a cota de atenção para 13 metros.

PUBLICIDADE

Para se chegar a este cenário, existe a previsão do nível do rio baixar gradativamente até quarta-feira, mas é necessário também considerar que as barragens de Ituporanga e Taió estão com toda a sua capacidade comprometida.

O prefeito José Thomé avalia que a cidade poderá novamente passar por momentos de tensão, por nova elevação do nível do rio na cidade, mas, ao mesmo tempo, orienta que as pessoas que estão em processo de limpeza de suas casas ou empresas, podem continuar nesse processo, mas por prudência, não retornem com equipamentos ou móveis.

“O cenário é desolador por prevermos mais uma subida do rio, em níveis de 12 metros ou até mais. Vamos avaliar a condição dos diferentes modelos ao longo dos dias e divulgar alterações, mas os moradores precisam estar cientes e entender que mexemos na cota já por prudência prevendo um volume considerável de chuva na semana”, destacou.

Prefeitura de Rio do Sul não terá atendimento nesta segunda

Também atingido pela enchente em cerca de um metro, o primeiro piso do prédio central da Prefeitura de Rio do Sul precisa ser limpo e organizado para atendimento. Além disso, o cabeamento de internet foi danificado e precisa de manutenção, o que não permite acesso dos sistemas.

Por conta disso, toda a estrutura não terá atendimento ao público nesta segunda-feira, inclusive nas secretarias que ficam no segundo piso, como Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Jurídico e Gestão de Governo.

Os funcionários estarão mobilizados na organização e limpeza do prédio e durante o dia será avaliada a possibilidade de reabertura para atendimento. Enquanto isso, continuam disponíveis os serviços via sistema. A Casa do Empreendedor Osni Sens, também atingida, atende pelo WhatsApp (47) 3300-1114.