Região Blumenau

De férias, prefeito de Rio do Sul veta evento LGBTQIAPN+

José Thomé não concorda com o livre acessos de crianças e pré-adolescentes ao evento

Autor
De férias, prefeito de Rio do Sul veta evento LGBTQIAPN+
Foto: Arquivo

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, que está de férias nos Estados Unidos, vetou nesta quarta-feira (27) a realização da II Mostra Itinerante “V Transforma” na sede da Fundação Cultural. Isso porque ele se manifestou contrário à programação do evento, que consiste em uma oficina de capacitação para produções culturais LGBTQIAPN+.

PUBLICIDADE

A medida foi confirmada por meio de uma nota oficial. O prefeito também explicou a decisão por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais. A principal justificativa seria, segundo Thomé porque ocorreria a exibição de vídeos desta temática, permitindo acesso livre, como de crianças e pré-adolescentes.

Confira abaixo um trecho da declaração:

“Repudiamos que este tipo de evento seja realizado em espaço público e além disso tenha classificação livre, disseminando apologia deste tipo de tema. E nós enquanto administração municipal, somos contra esta classe de produção, de incentivo, e solicitando que o espaço público da Fundação Cultural não seja utilizado, lembrando que o evento tem organização de grupos de fora do município. E nos causa muito inconformismo saber que seja uma programação que tenha patrocínio público, como do governo do Estado de Santa Catarina e da Fundação Catarinense de Cultura”, ressaltou o prefeito.

Assista ao vídeo na íntegra:

Prefeito recebe críticas nas redes sociais

Logo após a postagem, o prefeito recebeu críticas nos comentários de suas redes sociais. “Como cineasta e catarinense, e como ocupante de posição de representação de classe nas esferas estadual e nacional, lamento por esse posicionamento do senhor”, escreveu uma internauta.

Outro rapaz publicou: “Ridículo o posicionamento! A cidade é feita de pessoas, e os espaços públicos feitos para as pessoas. Quando você limite a liberdade de expressão de uma parcela da população, está fazendo uso de ideologia sim“.

Sobre a Mostra Itinerante “V Transforma”

Produzida pela BAPHO Cultural, em parceria com a Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH), este é um projeto financiado pelo edital Prêmio Catarinense de Cinema, do Governo do Estado de Santa Catarina, via Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

O evento conta também com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).

Relacionadas