Região Grande Florianópolis

São José se prepara para receber a 172ª Festa do Divino Espírito Santo

São esperados milhares de fiéis entre este sábado (11) e segunda-feira (13)

Autor
São José se prepara para receber a 172ª Festa do Divino Espírito Santo
Coroação do imperador da festa em edição anterior. Foto: Divulgação / Prefeitura de São José

O município de São José já está no clima da 172ª Festa do Divino Espírito Santo, que será realizada neste final de semana, entre os dias 11 e 13 de maio, reunindo milhares de fiéis no entorno da Igreja Matriz, localizada no Centro Histórico. Algumas etapas já estão em andamento, como o envio das bandeiras do divino, que desde 31 de março percorrem diversos locais convidando as pessoas para as celebrações, além das Novenas do Espírito Santo e a Quermesse, que foram concluídas nesta quinta-feira (9).

PUBLICIDADE

A penúltima novena, que antecede a Festa do Divino Espírito Santo, foi realizada na sexta-feira (3), na casa do casal festeiro eleito no ano passado. Já a última novena ocorreu na terça (7), na comunidade Santo Antônio. Ambas foram regadas a muita fé, oração, partilha e união da comunidade reunida.

Como de praxe, a programação acontece seis semanas depois do Domingo de Páscoa e sete dias antes do Domingo de Pentecostes. Nesta sexta (10), às 19h, as bandeiras retornam para a Igreja Matriz. Na sequência, na paróquia às 20h30, será feita a tradicional Divina Sopa, que poderá ser desfrutada pelos fiéis e a comunidade.

Programação

A 172ª Festa do Divino começa neste sábado (11), com a missa de abertura e o cortejo da família imperial. No domingo (12), as celebrações seguem com o cortejo, missas e o tradicional almoço. Já na segunda-feira (13), a programação é bem parecida, com a diferença da realização de um café colonial e uma missa especial, presidida pelo arcebispo da arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Jonck, e a escolha do casal festeiro para 2025.

História

A Festa do Divino Espírito Santo foi instituída no ano de 1296, na cidade de Alenquer, Portugal. A festa é fruto de uma promessa da Rainha Isabel de Aragão, esposa de Dom Dinis, Rei de Portugal; para que a paz pudesse reinar entre Portugal e o Reino independente de Aragão que estavam em guerra. As promessas da Rainha Santa e do povo foram atendidas e a paz voltou a reinar.

O intuito dos festejos e comemorações é a promoção da paz, a vivência da caridade fraterna e a honra e devoção ao Divino Espírito Santo. Desde 1851, a festa é celebrada na Paróquia de São José, preservando e cultivando o forte traço da religiosidade, sendo base da identidade histórico cultural trazida pelos açorianos. Por sua importância, a festa é registrada como Patrimônio Imaterial e está registrada no livro de celebrações como parte integrante dos bens culturais josefenses.

Relacionadas