Região Blumenau

Rota do Enxaimel entre as 100 melhores do mundo no turismo sustentável

Outros 14 destinos de SC também entraram na lista

Autor
Rota do Enxaimel entre as 100 melhores do mundo no turismo sustentável
Fotos: Leo Laps

A Rota do Enxaimel de Pomerode, no Vale do Itajaí, entrou na lista das 100 melhores iniciativas de turismo sustentável do mundo. Pomerode entrou para o destaque no concurso TOP 100 Good Practice Stories, que reconhece práticas inovadoras que valorizam a sustentabilidade e o desenvolvimento do destino turístico.

PUBLICIDADE

O resultado foi divulgado nesta terça-feira (15), e além da Rota, outros 14 destinos de Santa Catarina foram selecionados ganham visibilidade internacional por suas iniciativas. Com isso, tornam-se automaticamente elegíveis para o Green Destinations Stories Awards, cuja premiação ocorrerá durante a ITB Berlin 2025, o maior evento de turismo do mundo.

Para entrar na lista, a Rota do Enxaimel passou por uma avaliação rigorosa. A análise envolveu 15 critérios essenciais de sustentabilidade, com base nas diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). Contudo, os critérios de seleção consideraram elementos como a qualidade da história, aplicabilidade, nível de inovação e presença de todos os pilares da sustentabilidade. Ao todo, foram mais de 170 inscrições de 45 diferentes países.

Em 2021, quando a Associação da Rota do Enxaimel foi oficialmente formada, cerca de 30 mil visitantes passavam pelo local. Este número aumentou para 200 mil, atualmente. Ao todo, 34 empresas e negócios familiares que atuam em gastronomia, hospedagem, experiências, produtos coloniais, trilhas ecológicas, entre outros serviços voltados ao turismo rural.

Mais de 3 mil pessoas residem na localidade. Conforme o presidente da associação, o metalúrgico Rogério Siewert, o turismo mudou a vida das famílias na região. “Estou deixando a empresa onde trabalhei por 25 anos como operador de máquina e agora vou me dedicar 100% à visitação da minha casa, onde conto a história dos meus antepassados aos turistas”, conta.

A Rota do Enxaimel

A vila tem 50 casas construídas na técnica enxaimel, trazida pelos imigrantes alemães no século XIX. As edificações históricas estão em percurso de 16 quilômetros tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reconhecimento ao valor cultural e paisagístico.

A Rota é destaque pela organização de artesãos, empresários e famílias de agricultores na criação de soluções para promover o destino turístico. Além disso, manter os cerca de 3 mil moradores na região, preservando a agricultura familiar e a herança cultural dos antepassados. Atualmente, metade dos associados vive exclusivamente do turismo rural.

Seis cidades em Santa Catarina entraram para a lista

Nesta edição do concurso, 14 destinos brasileiros entraram para a lista do concurso que reconhece iniciativas de turismo responsável e responsável no mundo. A cidades de Bombinhas, Bom Jardim da Serra, Itá, Penha, Rota do Enxaimel e Treze Tílias também entraram na lista.

Por fim, no Brasil, venceram ainda Barão de Cocais (MG), Bodoquena (MS), Fernando de Noronha (PE), Santa Cruz (RN), São Miguel do Gostoso (RN), Sirinhaém (PE), Tamandaré (PE) e Tibau do Sul (RN).