
Em Florianópolis, o reservatório da Casan que fica na Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, na Barra da Lagoa, acaba de ganhar uma nova identidade visual. A estrutura foi revitalizada com um grafite temático sobre a natureza, criado pela jovem artista Jess Degolei, em parceria com Lucas Kais. Os dois levaram 160 horas para concluir a obra. Além disso, é a primeira iniciativa do tipo em um reservatório da cidade e visa transformar o espaço em um ponto de valorização artística e ambiental.
“Eu amei ter realizado este projeto”, confessou Degolei, em suas redes sociais. Da mesma forma, o grafite retrata os animais arara-vermelha, martim-pescador e o sagui. Tudo idealizado como forma de combater a depredação da estrutura e promover a conscientização sobre a importância da preservação dos recursos naturais. “Essa é uma ação inédita em um reservatório e uma forma criativa de proteger a estrutura contra danos. Além disso, a arte tem o poder de transformar espaços e engajar as pessoas. E estamos muito satisfeitos com o resultado”, destacou o gerente operacional da Agência de Florianópolis, Guilherme Cardoso Vieira.
A iniciativa contou com investimento de R$ 20 mil e faz parte do contrato de manutenção dos reservatórios. A Casan já planeja ações de pintura no Reservatório R4 no Monte Cristo, na região Continental da Capital. Dessa forma, a companhia reforça seu compromisso com a inovação e a integração com a população.
Arte para conscientização
A Casan, através do programa Trato pela Costa Norte, já promoveu outras intervenções artísticas que unem arte e conscientização de moradores e turistas sobre a importância do saneamento básico e da preservação ambiental. Com grafites em bocas de lobo, Estação Elevatória de Esgoto e muros de unidades da Companhia, os grafites são parte de um projeto maior que prevê a realização de intervenções em diversos pontos estratégicos de Florianópolis. Além da arte, o Programa Trato pela Costa Norte promove a fiscalização de imóveis, educação ambiental e ações que contribuem para a saúde e a sustentabilidade do município.


