
A abertura do 42º Festival de Dança de Joinville lotou o Centreventos Cau Hansen na noite desta segunda-feira (21). A plateia foi ao delírio com versão inédita de um grande clássico do balé mundial. Com produção, coreografia e cenografia assinadas pelo renomado bailarino soviético e russo Vladimir Vasiliev. O espetáculo reuniu solistas internacionais e bailarinos formados pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que apresentou o clássico “O Lago dos Cisnes”.
Durante a cerimônia, o prefeito de Joinville Adriano Silva relembrou a trajetória da dança em Joinville. Por fim destacou novos espaços culturais da cidade e deu as boas-vindas aos bailarinos de várias regiões do país.
Espetáculo Lago dos Cisnes
O balé O Lago dos Cisnes, apresentado na abertura do Festival de Dança de Joinville, traz uma coreografia original do mestre Vladimir Vasiliev para a Escola Bolshoi, com música de Tchaikovsky. Foram mais de 100 bailarinos no palco, com cenários grandiosos e telas pintadas pelo próprio Vasiliev, projetadas em mapeamento.
Uma novidade desta montagem é a participação de crianças. Elas ganharam personagens exclusivos criados especialmente para elas, ampliando sua experiência e conhecimento da obra.
Vasiliev destacou o orgulho pela Escola Bolshoi e seus alunos, e ressaltou a importância e complexidade do espetáculo. Por fim desejou que os futuros intérpretes deixem uma marca histórica na escola.
“Para mim, este balé é o mais importante, o de maior responsabilidade e o mais complexo entre os grandes clássicos de repertório. De toda minha alma, desejo que os futuros intérpretes de O Lago dos Cisnes marquem seus nomes na história do Bolshoi Brasil”, diz o coreógrafo.
LEIA TAMBÉM:
Rádio Massa terá espaço exclusivo para transmissão do 42º Festival de Dança