Região Blumenau

Pomerode terá uma das maiores festas de Páscoa da América Latina

De 16 de fevereiro a 9 de abril, tradições dos imigrantes alemães se destacam na Osterfest

Autor
Pomerode terá uma das maiores festas de Páscoa da América Latina
Foto: Daniel Zimmermann / Arquivo / Divulgação

A Páscoa é uma das épocas mais importantes do ano para os cristãos. E é também tempo de celebrar as tradições dos imigrantes alemães em Pomerode, no Médio Vale do Itajaí, com a 15ª Osterfest. O evento começa no dia 16 de fevereiro com várias atrações que fazem parte da memória afetiva dos moradores e são heranças culturais que passam de geração em geração. 

PUBLICIDADE

As duas atrações gigantes do evento estão sendo preparadas. A Osterbaum, árvore de casquinhas de ovos naturais que representa a morte e ressurreição de Jesus Cristo, terá mais de 100 mil unidades. Recolhidas pela comunidade, elas já estão sendo pintadas e montadas em guirlandas para serem penduradas na árvore. 

Já o ovo com mais de 15 metros de altura terá novidades na estrutura. Toda a superfície está sendo refeita artesanalmente, para que fique esteticamente ainda mais bonito. O tema será divulgado nos próximos dias. O presidente da Associação Visite Pomerode (Avip), Manfredo Goede, conta que a cidade está mobilizada nos preparativos.

“A Osterfest é um evento muito especial para todos nós. Remonta lembranças, faz parte da nossa missão em manter vivas nossas tradições e também mobiliza economicamente todo o município”, diz. “A expectativa é muito grande todos os anos e em 2023 não está sendo diferente”, comenta o presidente da entidade, que promove o evento com o patrocínio de empresas locais. 

Mais atrações

Além da árvore de casquinhas naturais e o ovo gigante, a 15ª Osterfest conta com uma estrutura cheia de atrações para crianças e adultos. A Toca do Coelho, por exemplo, é um espaço lúdico onde os visitantes podem acompanhar uma casa inteira decorada com temas de Páscoa. 

Já na Casa dos Doces, confeiteiras e doceiras apresentam bolachas e bolos confeitados temáticos, além de outros itens gastronômicos clássicos da região, como os amendoins doces que recheiam casquinhas. Na Ostermarkt (Feira de Páscoa), artesãos mostram o seu trabalho com itens de decoração e mesa posta.

As crianças podem colocar a mão na massa e confeitar doces, coelhos de pano e cestas de Páscoa. A Eier Parade também está confirmada. Inspirada em iniciativas globais que formam um roteiro para visitação de esculturas gigantes, a Osterfest conta com 12 ovos com 2,5 metros de altura, que homenageiam artistas e nações.