Região Grande Florianópolis

Nova rádio FM da Marinha do Brasil terá sede em Florianópolis

Serviço de radiodifusão terá fins educativos, com sinal transmitido da capital catarinense

Autor
Nova rádio FM da Marinha do Brasil terá sede em Florianópolis
Marinha já possui outras cinco emissoras FM no País. Foto: divulgação

O Ministério das Comunicações autorizou nesta semana o Serviço de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada (FM) para a Marinha do Brasil, em Florianópolis, com fins educativos. A portaria foi publicada na sexta-feira (10), no Diário Oficial da União (DOU).

PUBLICIDADE

A rádio FM funcionará na frequência 105,5 MHz e a previsão é de beneficiar mais de 500 mil pessoas. Na portaria, assinada pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, consta que o funcionamento da estação de rádio está condicionado à autorização para o uso da radiofrequência e emissão de licença de funcionamento.

Para Juscelino, a autorização permitirá que ainda mais brasileiros tenham acesso a uma programação educativa e de qualidade. “É muito importante valorizar o papel das rádios com missão educativa. É assim que ajudamos a fortalecer o acesso à informação”, disse Juscelino.

Em transmissão FM, as ondas de rádio mudam em frequência, de 76 MHz a 108 MHz, a partir do sinal de áudio, ao invés de variar em amplitude, como na modulação de amplitude (AM).

Por isso, a FM possui qualidade de áudio mais clara e livre de interferências – o que possibilita acesso integral à programação das rádios, independente do caráter: comercial, educativo e comunitário, por exemplo.

Atualmente, a Marinha mantém outras cinco emissoras FM no País: Rádio Marinha FM de São Pedro da Aldeia/RJ – 99,1, Rádio Marinha FM Corumbá/MS – 105,9, Rádio Marinha FM Manaus/AM – 99,9, Rádio Marinha FM Natal/RN – 110,1 e Rádio Marinha FM Rio Grande/RS – 102,7.

Depois de autorizado o serviço, órgãos e entidades devem observar os prazos para obtenção da autorização de uso da radiofrequência, por meio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e solicitar o licenciamento da estação.

Relacionadas