Região Balneário / Itajaí

Museu a Céu Aberto de Balneário Camboriú ganha mais uma obra

Homenagens aos trabalhadores da cidade estão retratadas em túnel no centro

Autor
Museu a Céu Aberto de Balneário Camboriú ganha mais uma obra
Foto: Divulgação / Prefeitura de Balneário Camboriú

O Projeto Museu a Céu Aberto de Balneário Camboriú recebeu novos murais. Desta vez, os homenageados são os trabalhadores da cidade, com destaque para garis, entregadores de alimentos, ambulantes bem como pescadores. Os retratos incluem, ainda, operários da construção civil, médicos e motoristas de transporte público

PUBLICIDADE

O novo painel, intitulado “Faces do Trabalho: Uma Celebração da Diversidade Profissional”, está sendo pintado no viaduto da Rua 2500 com a BR-101. O local também é conhecido como túnel da 3ª Avenida.

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural, coordena a ação, reunindo ao longo dos últimos anos painéis, grafites e outras manifestações artísticas em aparatos urbanos, como fachadas de prédios públicos, bem como, praças e imóveis.

A Fundação Cultural contratou a pintura artística do viaduto através de um edital público, que credencia prestadores de serviços artísticos para o município. O objetivo da pintura é revitalizar um espaço urbano que serve de passagem para moradores. O Studio 981 Arte Design, sob a direção artística de Fernando dos Santos Cardoso (conhecido como Nando), executa o trabalho. A previsão de término do painel é 1º de novembro.

Manifestação artística

Nando explica que o retrato de cada profissional os mostra em pleno exercício de suas funções, em posturas que transmitem dignidade, força e orgulho. Elementos da natureza, como o sol e o mar, conectam o ambiente ao trabalho. Ele destaca que a diversidade étnica é um dos pilares da obra, simbolizando a riqueza cultural trazida por migrantes de diferentes regiões.

“O painel projeta um futuro ideal em que os trabalhadores são reconhecidos como agentes centrais na construção de uma sociedade mais igualitária, onde cada profissão tem sua contribuição valorizada. A obra homenageia todos aqueles que, muitas vezes invisíveis, são o verdadeiro motor do desenvolvimento de Balneário Camboriú, impulsionando não só a economia, mas também o tecido social e cultural da cidade”, afirma Nando.

Roteiro de visitas

O painel integrará o acervo do Museu a Céu Aberto (MCA) de Balneário Camboriú como mais uma obra de arte urbana.

A cidade oferece um extenso acervo catalogado no projeto, onde moradores e visitantes podem apreciar as mais diversas manifestações artísticas espalhadas por toda Balneário Camboriú. Além disso, todas as obras, com os respectivos endereços, autoria e resumos, estão disponíveis no portal oficial do projeto: culturabc.com.br/museu/.