Região Grande Florianópolis

Mostra de Artes Inclusivas terá Ivan Baron e Rita Boz em Florianópolis

Evento gratuito discute na sexta-feira a inclusão social

Autor
Mostra de Artes Inclusivas terá Ivan Baron e Rita Boz em Florianópolis
Rita Boz produz quadros pintando com os pés. Foto: divulgação

“O lugar de uma pessoa com deficiência é onde ela quiser”, afirma Ivan Baron, conhecido influencer da inclusão e um dos ícones da luta contra o Anticapacitismo no Brasil. Ele estará em Florianópolis nesta sexta-feira (23) na 1ª Mostra de Artes Inclusivas. De acordo com a Rio Produções, responsável pela iniciativa, a proposta é através da arte incluir pessoas com deficiência que, no Brasil, segundo IBGE, representam 24% da população.

PUBLICIDADE

 A programação traz à tona assuntos urgentes. Além de Baron – que se notabilizou ao subri a rampa junto com o presidente Lula na posse em 1º de janeiro de 2023 –  terá também a exibição do filme “Meu nome é Daniel”, de Daniel Gonçalves, seguida de debate com a presença do diretor.

A mostra de Artes Inclusivas também tem na agenda o lançamento do Livro “Um Olhar Diferente Sobre Moda – Moda Inclusiva”,  transcrito em Braile, com presença e participação de coautores. Além disso, o evento contará com a  presença da artista plástica paulista radicada em Santa Catarina Rita Boz, da APBP/Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, de São Paulo. Em seguida, Rita fará uma performance ao vivo do seu trabalho, a partir das 17h, na sala Gilberto Gerlach, do  CIC, com entrada gratuita.

“Essa primeira edição irá abordar temas tabus para que sejam desmistificados. E, acima de tudo, irá abrir espaço para diálogo sobre anticapacitismo, ou seja, a luta uta contra a hierarquização de pessoas de acordo com seus corpos. O capacitismo, por exemplo, que leva ao fortalecimento de uma crença falsa de que algumas pessoas são mais capazes do que outras para trabalhar, aprender, amar, cuidar, entre outras coisas”, afirma Cláudio Rio, produtor à frente da Mostra de Artes Inclusivas.

Ivan Baron na Mostra de Artes Inclusivas

Com mais de meio milhão de seguidores nas redes, Ivan Baron (Natal/RN) ganhou ainda mais repercussão depois de acompanhar presidente Lula em sua posse. De acordo com ele, seu propósito é levar pertencimento às pessoas com deficiência e ajudar a construir uma sociedade cada vez mais inclusiva.

“A exclusão é a grande sombra de uma criança com deficiência… Além disso, não podemos normalizá-la e banalizar o capacitismo”, afirma o influencer, um adulto com deficiência que vê sua bengala como ferramenta para ir mais longe.

A palestra sobre anticapacitismo começa às 19h, na sala Gilberto Gerlach, e é gratuita.

“Meu nome é Daniel”

Daniel de Castro Gonçalves nasceu com uma deficiência que nenhum médico foi capaz de diagnosticar. Nesse sentido, o documentário pessoal “Meu nome é Daniel”, o jovem cineasta residente no Rio de Janeiro traça o caminho de sua vida para tentar compreender sua condição. Além disso, a classificação indicativa do filme é livre. Confira um trailer do filme:

Daniel Gonçalves, diretor do filme, estudou Jornalismo na PUC-Rio e trabalhou por três anos na Rede Globo. Além disso, é pós-graduado em Cinema pela respeitadíssima Fundação Getúlio Vargas. Hoje é sócio da produtora SeuFilme, no Rio de Janeiro. Da mesma forma, ele estará na Mostra e participará de debate após a sessão.

Livro em braile nas Artes Inclusivas

Além disso, para fechar a noite, será lançada a terceira edição do livro em braile “Um Olhar Diferente Sobre Moda”, com depoimentos sobre Moda Inclusiva e registros de projetos premiados de moda inclusiva. A publicação terá distribuição gratuita para o público presente. Da mesma forma, o prefácio é assinado por André Hidalgo, diretor artístico da Cada dos Criadores, de São Paulo, e as crônicas e depoimentos são criação de 13 profissionais, Dez delas são pessoas com deficiência. Estão representados na mostra os estados Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Pintura com os pés ao vivo durante a Mostra

Rita Boz, artista Plástica que pinta com os pés, fará uma performance durante o evento. Vítima da talidomida, é apaixonada pela arte e trabalha com pintura em acrílico sobre tela nos estilos Impressionismo, abstrato e colagens. Nascida em Flores da Cunha, no Rio Grande do sul, reside em São José, na Grande Florianópolis.

Hillanna Santiago, representante da região Sul no Livro Braille, é modelo de Curitiba/Paraná

Como participar

Toda a programação é gratuita e acontecerá na sala Gilberto Gerlach, no CIC, Florianópolis, com 137 lugares e sujeita a lotação. Além disso, a entrada se dará por ordem de chegada. Senhas serão distribuídas uma hora antes de cada atividade.

Se a escolha for pela sessão de cinema e debate, atenção à classificação indicativa do filme – 16 anos – e a possibilidade de já estar com aplicativo Movie Reading instalado para acesso dos recursos audiodescrição e LIBRAS.

A 1ª Mostra de Artes Inclusivas é um projeto realizado pela Rio Produções. Foi selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. Tem apoio cultural do MIS-SC, do Instituto Nação Brasil, Instituto Social e Cultural Hadassa e Instituto Luciano Martins.

Agende-se

23/8, na sala Gilberto Gerlach – CIC

17h Exibição do filme “Meu nome é Daniel”, com debate com o Cineasta e Diretor do Filme, Daniel Gonçalves (RJ) | Classificação Livre | 1h26mim

19h: Palestra sobre Anticapacitismo com o Influencer Ivan Baron (Natal/RN)

21h: Lançamento do Livro transcrito em Braile, “Um Olhar Diferente Sobre Moda – Moda Inclusiva”, com presença e participação de coautores;

Relacionadas