Faleceu na manhã desta terça-feira (8) em Florianópolis o músico Milton Aprígio dos Santos, conhecido como Porteirinha. Ele tinha 86 anos e, de acordo com a família, sofreu um infarto, e chegou a ser levado ao hospital mas não resistiu.
Natural de Tijucas, na Grande Florianópolis, Porteirinha se notabilizou a partir do final dos anos 50, quando formou dupla com Portãozinho, já falecido. Mais tarde, os dois comandaram na Rádio Guarujá o programa Festa na Ilha, onde apresentavam músicas caipiras e gauchescas.
A dupla foi a primeira representante de Santa Catarina a gravar um disco, na época chamado de LP (long player). A gravação,foi feita em estúdios de São Paulo. Durante a carreira, os dois gravaram 12 discos juntos, sendo suas músicas de maior sucesso Festa na Ilha (que deu nome ao programa na rádio), Não te esqueço Rio Grande, Vanerão da Cachoeira, Minha Carreta, Seu Pezinho, Filosofia da Vida e Falso Amor. Nos anos 1970, Porteirinha fez amizades com ívones da música da época, como Pedro Raimundo e Teixeirinha.
Porteirinha e Portãozinho também fizeram sucesso se apresentando em circos e programas de rádio e TV. O velório de Porteirinha será nesta terça, a partir das 18h, na capela Vaticano, em Forquilhas, São José. Na quarta, às 9h, haverá uma cerimônia religiosa reunindo familiares, amigos e fãs do cantor. O sepultamento ocorre às 10h, no Cemitério de Coqueiros, em Florianópolis.
Confira alguns sucessos da dupla: