
Morreu neste sábado (22) aos 76 anos a cantora brasileira Lilian Knapp, que se notabilizou entre os anos 69 e 70 na dupla Leno & Lilian.
A morte da cantora foi confirmada no começo da noite pelo seu esposo, o baterista e produtor musical Cadu Nolla, em suas redes sociais. Nas últimas semanas, ele havia postado que Lilian estava internada na UTI de um hospital no rio de Janeiro, por conta de um tumor agressivo na pelve. O problema de saúde foi descoberto em novembro de 2024, quando a cantora sentiu dores no nervo ciático e começou um tratamento.
“E assim eu vou ter ela comigo pra sempre! A pessoa mais doce, amável, sincera, prestativa, altruísta e todos os adjetivos que definem pureza e beleza. Foram os melhores 35 anos que alguém possa ter vivido!”, escreveu Cadu, que esteve casado com a cantora por 35 anos. “E assim ela foi, como um lindo pássaro, voando em direção ao paraíso. Inshahla encontre os que estão esperando para recebê-la com todo o meu amor é felicidade. Vai em paz, meu amor eterno”, completou ele.
Devolva-me
Lilian Knapp e Leno Azevedo eram vizinhos em Copacabana, no Rio, e se conheceram aos seis anos de idade. Aos 15, começaram a cantar juntos. O sucesso “Devolva-me”, Lilian compôs quando tinha apenas 15 anos.
A dupla Leno & Lilian fez sucesso nos anos 60, com sucessos como “Pobre Menina” e “Devolva-me”, esta última regravada há 20 anos pela cantora gaúcha Adriana Calcanhoto, e que chegou a ser tema de novela na Rede Globo. Ao longo dos anos 70 e 80, os dois integrantes da dupla seguiram carreira solo. Leno Azevedo, que mais tarde integrou também o grupo Renato & seus Blue Caps, morreu em dezembro de 2022.

Em sua carreira solo, Lilian teve um novo sucesso em 1978, com a música “Sou Rebelde”, que fez parte da compilação “Globo de Ouro” e vendeu milhões de cópias. A canção foi uma versão em português de “Soy Rebelde”, de uma cantora anglo-espanhola, Jeanette. A letra foi escrita por Paulo Coelho, então parceiro de Raul Seixas.
O Pica Pau
Em toda sua carreira, Lilian teve cerca de 370 músicas suas gravadas por outros artistas. Entre elas, está “O Pica Pau”, que compôs aos 18 anos, wm 1966, gravada originalmente por Erasmo Carlos. Esta música é apontada como a primeira canção de rock em português composta por uma mulher no Brasil.
O álbum mais recente lançado por Lílian é Lílian Knapp, de 2001. No entanto, depois disso, em 2008, ela lançou seu projeto de rock underground “Kynna”, com o o guitarrista Luis Carlini e o baterista Cadu Nolla – seu marido, gravando composições de artistas novos como Júpiter Maçã, Graforréia Xilarmônica, Bidê ou Balde e Autoramas.
