
Durante o mês de outubro, a Secretaria de Cultura realizou melhorias no Cemitério de Gatos, em Blumenau, no Vale do Itajaí. O ponto turístico e cultural localizado no Horto Botânico Edith Gaertner, no Centro Histórico de Blumenau, passou por reforma e limpeza, a fim de que os visitantes pudessem contemplar um novo visual e com mais segurança.
No espaço estão as nove lápides de concreto com os nomes de Pepito, Mirko, Bum, Peterle, Musch, Schnurr, Sittah, Putze e Mirl. Todas agora estão na cor cinza, bem como os bancos dispostos no ambiente.
As novas placas facilitam a identificação dos nove gatos de estimação da antiga dona da propriedade, a dona Edith. Além disso, as trilhas que levam ao espaço ficaram mais seguras com o novo piso. O terreno passou por limpeza e foi ajustado com uma camada de pó de brita.
A revitalização é essencial para manter a conservação dos detalhes do local. “Nosso horto botânico, além da beleza e preservação da mata natural deixada pelos antepassados, é um lugar aprazível onde a população e turistas podem conhecer o famoso cemitério”, lembra o secretário municipal de Cultura, Oscar Grotmann.
O Cemitério de Gatos
Quem criou o cemitério foi a última proprietária e moradora do imóvel. Edith Gaertner foi uma importante defensora dos animais e, preferencialmente, dos gatos que eram suas companhias ideais. Sempre esteve envolvida com um grande número deles.
Este ponto turístico recebe muitos turistas. Contudo, durante o ano, o espaço serve para confraternizações e eventos culturais organizados por escolas e pela Secretaria Municipal de Cultura. O espaço também recebe animais como cotias, capivaras e uma grande variedade de aves, que encantam os visitantes
O passeio no Cemitério de Gatos é gratuito. Os visitantes podem acessar o espaço pelo Museu da Família Colonial, na Alameda Duque de Caxias, 78, ou pela Secretaria de Cultura, na Rua 15 de Novembro, 161.