Região Balneário / Itajaí / Itapema

Marejada começa na próxima quinta-feira em Itajaí

Evento que não foi realizado em 2023, retorna ao calendário do município

Autor
Marejada começa na próxima quinta-feira em Itajaí
Foto: Divulgação Arquivo / Prefeitura de Itajaí

A contagem regressiva para a 35ª Marejada já começou. A festa começa na próxima quinta-feira (3), oferecendo mais de 100 atrações artísticas até o dia 20 de outubro. No primeiro dia, os portões do Centreventos serão abertos às 18h, e a solenidade oficial de abertura ocorrerá às 20h. A entrada será gratuita todos os dias. Depois de um ano sem edição por falta de dotação orçamentária, a prefeitura de Itajaí retomou a edição da mais importante festa popular da cidade.

PUBLICIDADE

De segunda a sexta-feira, a Marejada funcionará das 18h à meia-noite. Nos fins de semana, o evento acontecerá das 10h à meia-noite. No entanto, no domingo, 6 de outubro, a festa terminará às 17h, e no último dia (20), seguirá até as 22h.

A programação inclui bandas locais e regionais de gêneros variados, como samba, pagode, sertanejo, pop, rock e o tradicional fado português. As apresentações acontecerão em dois palcos: um no pavilhão interno e outro na área externa, além do restaurante Tasca. A programação completa está disponível no portal da prefeitura de Itajaí.

Considerado o evento mais popular de Itajaí, a Marejada se destaca como a maior festa do pescado no Brasil. O evento promove práticas sustentáveis e de acessibilidade, atraindo milhares de pessoas com suas opções gastronômicas, artesanato e atrações musicais.

Evento sustentável

O uso de copos reutilizáveis, a distribuição gratuita de água, embalagens recicláveis e o gerenciamento de resíduos são algumas das ações que fizeram da Marejada o primeiro evento do Brasil a eliminar o plástico descartável, conquistando, dessa forma, um prêmio nacional de sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente.

Além do Plano de Sustentabilidade, o evento conta com um Plano de Acessibilidade, desenvolvido em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Itajaí (Comadefi). Graças a essa iniciativa, o evento garante autonomia e segurança para que pessoas com deficiência acessem todas as áreas.

Gastronomia

No setor gastronômico, o público da Marejada encontrará opções para todos os gostos e orçamentos, desde a tradicional sardinha na brasa e sopa de frutos do mar até pratos com peixes e camarões. Também há opções típicas de Itajaí, como o pão com bolinho, bem como,um restaurante especializado em culinária açoriana.

Quanto às bebidas, o chope oficial do evento custa R$ 12,00 na versão pilsen, e as opções artesanais e especiais saem por R$ 15,00. Além disso, um moderno parque de diversões está à disposição para crianças de todas as idades.