Região Balneário / Itajaí / Itapema

Itajaí anuncia a retomada da Festa Nacional do Colono

Evento será entre os dias 24 e 27 de julho

Autor
Itajaí anuncia a retomada da Festa Nacional do Colono
Foto: Arquivo / Prefeitura de Itajaí

A Prefeitura de Itajaí anunciou nesta terça-feira (21) o retorno da tradicional Festa Nacional do Colono, um dos principais eventos do calendário da cidade, depois de ser cancelada em 2024.

PUBLICIDADE

A Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana deu início à organização do evento ao se reunir com a Comissão da Festa do Colono. O grupo formado por diversas pastas do município são responsáveis pela realização do evento. Durante a reunião, os participantes discutiram e definiram as necessidades e prioridades para as melhorias indispensáveis à realização do evento.

A 39ª edição da Festa Nacional do Colono acontecerá de 24 a 27 de julho, no Parque do Agricultor Gilmar Graff, localizado na Baia. O local fica próximo à Rodovia Antônio Heil (SC-486), entre Itajaí e Brusque.

Os organizadores discutiram a infraestrutura e novos espaços que destacarão a tradição e a cultura do colono. Em 2023, o evento atraiu aproximadamente 146 mil pessoas ao longo dos quatro dias de programação, segundo estimativas da Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) e da Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana.

A última edição registrou sucesso de público, com um show nacional que encerrou a festa. Além disso, outras atrações como apresentações regionais, exposições, competições e eventos voltados ao homem do campo marcaram a festividade.

Resgata a tradição ao homem do campo

Nesta edição, o evento destacará atrações musicais regionais e nacionais, gastronomia típica, exposição de animais, parque de diversões, feira de produtos coloniais, vivências rurais, a Casa do Colono e o Engenho.

As atividades proporcionarão às famílias uma experiência enriquecedora com animais que normalmente não fazem parte do cotidiano urbano. De acordo com a Prefeitura de Itajaí, a festa tem como objetivo resgatar a tradição do colono e suas famílias. Dessa forma, promove um espaço que celebra a cultura agrícola de forma autêntica e aproxima os moradores da zona urbana do cotidiano da zona rural.

Relacionadas