
Um dos principais símbolos da cidade de Ibirama e única no Brasil em sua arquitetura. Essa é a Igreja Martin Luther, com quase 100 anos, que pode entrar para a lista de imóveis tombados pelo patrimônio histórico. Com isso, será o segundo tombamento do município. O primeiro foi o Cemitério dos Imigrantes, no Distrito de Dalbérgia.
Entre os tesouros da igreja está o vitral do altar, confeccionado pelo artesão Georg K. Rohde, da Alemanha, que foi doado pelo Senado das cidades Hanseáticas livres de Bremen e Hamburgo. Ele contém a seguinte inscrição: “Nahet euch zu Gott zo nahet er sich zu euch”, que significa: Aproximem-se de Deus e ele se aproxima de vocês.
Desmontado, o vitral foi despachado por navio e chegou ao Porto de São Francisco no final do ano de 1928. Em Ibirama, foi fabricada e instalada a armação/janela de ferro para que nela o vitral fosse montado. Conforme a declaração de significância, que traz a proposta de tombamento, a Igreja Martin Luther carece de ações de conservação constantes.
O imóvel reúne diversos valores materiais e imateriais, entre eles valores artísticos e históricos, que se refletem em sua planta, bem como a sua torre única, que remete a lembranças de um castelo, demonstrando a religiosidade dos colonizadores. Há indícios de que seja única no Brasil em sua arquitetura.
O templo foi construído e continua sendo mantido pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Ibirama e seus membros, através de doações espontâneas. Por sua posição geográfica, a igreja precisa de manutenção e o valor dessas melhorias vem se tornando cada vez maiores.

História
Inaugurada em 1927, a igreja levou 12 anos para ser concluída. Ao longo dos seus 93 anos de existência, o templo sofreu e continua sofrendo as ações do clima, extremamente úmido na região, o que afeta intensamente a edificação.
Além disso, por não ter beiral no telhado, apresenta constantemente infiltrações, o que também danifica portas e janelas. Ela foi reformada e, em 2016, foi pintada novamente, sendo lavada e pintada em agosto de 2022 em outra intervenção.
