A Prefeitura de Florianópolis confirmou o retorno da Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (FenaOstra), três anos após a última edição, com programação que incluí grandes atrações nacionais. O evento que, ficou suspenso desde o início da pandemia de Covid-19, será realizado de 31 de outubro a 5 de novembro, no CentroSul, na região central da Ilha.
Os shows nacionais confirmados são do cantor Péricles, que ocorrerá no dia 1º de novembro, quarta-feira. Já a dupla sertaneja Fernando e Sorocaba estará no palco último dia da festa. Segundo a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte da Capital, organizadora do evento, além deles, a programação incluí várias outras atrações.
Será a 21ª edição da festa, agora organizada no CentroSul, que tem mais amplitude e capacidade de público do que a estrutura da última edição, na Praça Fernando Machado, em frente ao Terminal Cidade de Florianópolis. O complexo que está sendo montado para a área do evento incluí 8 restaurantes, que apresentarão cardápios com receitas variadas da apreciada iguaria, além de palco e áreas de convivência.
A expectativa é que aproximadamente 40 mil dúzias de ostras sejam consumidas e comercializadas no período da festa. Ao longo da programação, 70 feirantes poderão expor seus trabalhos. A FenaOstra foi criada em 1999, celebrando a consolidação e profissionalização da cultura em águas de Santa Catarina. A iniciativa partiu de pesquisadores que idealizaram implementar a criação de ostras do Pacífico no litoral catarinense.
A primeira edição foi realizada com o intuito de fomentar a criação, o consumo e atrair turistas para apreciar as ostras de Florianópolis. Para a retomada do evento, a prefeitura conta com apoio do Ministério do Turismo, do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Compasso Eventos. A programação completa, com horários e todas as informações da festa, está disponível no site oficial da 21ª FenaOstra.