
O projeto Hoje é Dia de Jazz bebê irá movimentar o Jurerê Open neste domingo (3), com arte e música. O evento, já tradicional na cidade, traz muito jazz com Quinteto Jazz Bebê, contação de história, Ninho de Leitura e oficinas de arte, uma ótima pedida para compor a agenda de férias dos pequenos. Será a partir das 14h e todas as atividades são gratuitas. Em caso de chuva o evento será adiado.
Nesta edição, a segunda de 2025, os músicos Tiê Pereira (baixo), Edilson Tatu (piano) Rodrigo Porciuncula (bateria), Maycon de Souza (saxofone alto) e Elio Lorenzo (saxofone tenor) trazem ao palco releituras de diversos temas de jazz, dos clássicos aos modernos, numa apresentação vibrante e dinâmica para os pequeninos.
“A música é um dos eixos centrais do Jazz Bebê, que busca através da arte e da cultura promover encontro entre gerações. Com as atividades propostas, criamos espaço para interação entre adultos e crianças, para que eles possam co-construir o evento com a gente”, explica Marina Tavares, da Studio de Ideias.
Projeto chega em Jurerê
Haverá oficina de argila, pintura em tela e música durante o evento. O Ninho da Leitura com a Cia Mafagados é outra atração, além da interação musical com músicos e instrumentos nos intervalos dos shows, um dos diferenciais do Hoje é Dia de Jazz Bebê.
“É um jeito diferente de aproximar as crianças dessa arte que é a música”, pontua Marina.
Contação de histórias no palco do Jazz Bebê
Na “Cantações de história”, a atriz, cantora e pesquisadora da voz Bianca Ramos apresentará três histórias cantadas intercaladas com brincadeiras musicais: a primeira é “Macaquinho não quer dormir”, uma livre adaptação da história de Bia Bedran com movimentos para auxiliar coordenação motora e sons para auxílio na dicção; seguida de “Os porquinhos e lobinhos”, uma história musicalizada e adaptada por Bia Maricota que conta com movimentos corporais, acompanhados de canção e brincadeira silábicas; e, por fim, Bianca leva ao palco “O Menino que não tinha nome”, uma livre adaptação da história de Bia Bedran, com músicas ritmadas em brincadeiras silábicas e acompanhamento corporal. As intervenções cativam e envolvem crianças e adultos em um universo lúdico embalado por variados ritmos, melodias e mensagens de respeito ao próximo, à natureza, à inclusão social e ao amor.
Esta edição tem parceiros que acreditam que a cultura é peça fundamental na vida das pessoas e da sociedade. Tem apoio cultural da APCEF.SC – Associação do Pessoal da Caixa Econômica, Casas da Água Materiais para Construção e Eletrodomésticos, Dimas Construções, Grupo Habitasul, Jurerê Beach Village Hotel e do Il Campanario, Nova Empreendimentos e Unicred Coomarca – Instituição Financeira Cooperativa. Patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. A produção é da Studio de Ideias Produtora Cultural.
Atrações
14h – 17h30
Oficinas
Argila, com Marcoliva
Música, com Gisele Matavelli
Pintura em Tela, com Taliane
Ninho da Leitura, com a Cia Mafagafos
14h30
Contação de histórias – “Cantações de história”, com a atriz, cantora e pesquisadora da voz Bianca Ramos
15h
Quinteto Jazz Bebê
15h45
Interação musical
16h10
Contação de histórias – “Cantações de história”, com a atriz, cantora e pesquisadora da voz Bianca Ramos
16h40
Quinteto Jazz Bebê
17h30
Encerramento