A primavera no Hemisfério Sul começou neste domingo (22). Em Santa Catarina, a estação é marcada por muitas flores e festividades culturais, sendo o destino perfeito para os turistas que buscam paisagens deslumbrantes. A primavera vai até o dia 21 de dezembro deste ano.
A estação é celebrada em território catarinense com as festas típicas. A exemplo da Oktoberfest, em Blumenau; a Fenarreco, em Brusque e a Tirolerfest, em Treze Tílias. Aos viajantes que preferem estar em contato com a natureza, a temporada é perfeita para explorar as trilhas, rios e apreciar vistas com o céu ainda mais azul.
Capital das Flores
Joinville, na região do Caminho dos Príncipes, é conhecida como a Cidade das Flores por carregar traços de colonização alemã, suíça e norueguesa – que possuíam a tradição de cultivar flores nos jardins.
Além das inúmeras mudas espalhadas pelas ruas, a cidade também abriga a Festa das Flores de Joinville, considerada patrimônio imaterial do município. Neste ano, a festividade chega em sua octogésima quarta edição entre os dias 12 e 17 de novembro e transformará a cidade num grande jardim florido.
Chuvas mais frequentes e temporais na primavera
Após um inverno marcado pelo tempo mais seco, principalmente entre agosto e setembro, a chuva retorna na primavera. As frentes frias e os temporais serão os principais responsáveis pelas precipitações nos próximos meses. Segundo a central de monitoramento, há possibilidade de eventos de chuva intensa em curtos períodos de tempo, além de temporais acompanhados de raios, ventos fortes e granizo, fenômenos típicos da estação.
“É normal que na primavera se observe um aumento nas chuvas, especialmente no mês de outubro, que é historicamente um dos mais chuvosos no estado. A combinação de calor com frentes frias intensifica os temporais, com potencial para granizo e ventania”, explica o meteorologista da Defesa Civil Felipe Theodorovitz.
Em outubro, que tradicionalmente é um dos meses mais chuvosos do ano, o acumulado pode variar entre 200 e 250 milímetros no Grande Oeste, Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul.