Região Brasil

Domingo é Dia dos Pais: saiba a origem da celebração da data

Dia dos pais é celebrado anualmente no segundo domingo de agosto no Brasil

Autor
Domingo é Dia dos Pais: saiba a origem da celebração da data
Foto: divulgtação

Nesse próximo domingo (11), como segundo domingo de agosto, é celebrado em todo o Brasil o Dia dos Pais. Sejam biológicos ou de coração, é costume tradicional em todo o País se expressar carinho com algum presente ou gesto especial.

PUBLICIDADE

Relatos datam o surgimento do Dia dos Pais há mais de 4 mil, na Babilônia. A primeira celebração de uma data para os pais foi realizada em 5 de julho de 1908.

Nos Estados Unidos a data foi comemorada pela primeira vez em 19 de junho de 1910, data sugerida por uma mulher chamada Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai, William Jackson Smart. De acordo com registros locais, Smart era um veterano da Guerra Civil Americana que, após a morte da esposa, teve que criar sozinho Sonora e os outros filhos. A homenagem de Sonora começou em 1909, em sua cidade, Spokane, no estado de Washington. O dia em questão, 19 de junho, era a data de nascimento de seu pai. No entanto, o gesto simples da moça acabou por mobilizar muitas pessoas da mesma cidade a fazer o mesmo tipo de homenagem. Dessa forma, de Spokane, a prática alastrou-se para outros estados dos EUA.

Entretanto, em 1966, houve uma alteração na comemoração da data em decorrência de outros fatores. Do dia 19 de junho, a comemoração passou para o terceiro domingo de junho. Por fim, em 1972, o presidente Richard Nixon declarou o terceiro domingo de junho como o dia oficial da comemoração do dia dos pais. Essa data se adotou como modelo por vários países ocidentais.

No Brasil, jornalista inventou a data

No Brasil, o jornalista e publicitário Sylvio Bhering propôs em 1953 que se celebrasse o Dia dos Pais no dia 16 de agosto. Mas a data se modificou mais tarde para o segundo domingo do mês de agosto, para os pais poderem passar o dia com os filhos. O objetivo de Bhering, na éóca diretor do Jornal O Globo, era tanto social quanto comercial. A tentativa inicial foi associar a data ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que se comemora em 16 de agosto, no calendário litúrgico da Igreja Católica, já que a população brasileira se constituia predominantemente de católicos.

 A direita na foto, Sylvio Bhering recebendo a medalha do Jubileu publicitário das mãos de Herbert Moses, em 1957. Foto: divulgação

Além dos Estados Unidos, aproximadamente 70 países consideram o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais. Outros países possuem datas fixas para celebrar a data, por motivos diversos. Este é o caso de Portugal, Itália, Espanha, Andorra, Bolívia e Honduras, que celebram em 19 de março, mesmo dia de São José. Na Rússia, é 23 de fevereiro.

Já na Tailândia,  o Dia dos Pais ocorre em 5 de dezembro, data do aniversário do rei Bhumibol Adulyadej (1927-2016).

Relacionadas