Região Blumenau

Clubes de Mães são considerados patrimônios culturais de Blumenau

A bocha e bolão também ganharam o mesmo título

Autor
Clubes de Mães são considerados patrimônios culturais de Blumenau
Trabalhos artesanais são fruto do trabalho dos Clube de Mães. Foto: Arquivo

A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou na sessão desta quinta-feira (6), em segunda votação, um projeto de lei que reconhece os Clubes de Mães como patrimônio imaterial do município. A proposta é de autoria do vereador Maurício Goll, subscrito pela vereadora Cristiane Loureiro.

PUBLICIDADE

Também foi aprovada a Emenda Modificativa 1/2024, incorporada ao projeto, alterando a redação do artigo 2°. O projeto define os Clubes de Mães como “organizações comunitárias voluntárias compostas por mulheres, que se reúnem regularmente para compartilhar conhecimentos, habilidades, promover solidariedade, desenvolver atividades sociais, culturais e promover o fortalecimento de laços familiares”.

O texto da proposta ainda aponta que “os Clubes de Mães serão preservados, incentivados e valorizados como expressão da identidade, memória e tradição cultural” e, por fim, “determina a inscrição do registro no Livro do Tombo do Patrimônio Cultural do Município de Blumenau”. Confira a discussão/justificativa dos vereadores aqui.

Projeto que institui o “Selo Empresa Amiga dos Clubes de Mães”

Também foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei 8951/2024, de autoria do vereador Maurício Goll, que institui o “Selo Empresa Amiga dos Clubes de Mães”, em Blumenau. Segundo a proposta, o mesmo deverá ser “conferido, anualmente, às empresas que incentivaram as ações e trabalhos realizados pelos Clubes de Mães do município”.

Ainda, de acordo com a proposta, “para o recebimento do selo as empresas devem demonstrar sua responsabilidade social para a continuidade dos trabalhos realizados pelos Clubes de Mães, por meio da realização de parcerias e de ações de valorização, visando o incentivo e fomento dos trabalhos”.

O projeto ainda coloca que o selo será constituído de um logotipo para as empresas certificadas fazerem a divulgação física e eletrônica, podendo ser utilizado pela empresa em produtos e material publicitário. O selo terá validade de um ano, podendo ser renovado, e conterá, em sua impressão, o prazo de validade e sua certificadora.

“Selo Empresa Amiga do Idoso” também foi aprovado

Os vereadores também aprovaram em segunda votação o Projeto de Lei 8966/2024, de autoria da vereadora Silmara Silva Miguel, que institui o “Selo Empresa Amiga do Idoso” em Blumenau, “a ser concedido às instituições que empregam e realizam ações voltadas a contratação de idosos no âmbito do município, com o propósito de valorização da experiência dos trabalhadores seniores”.

Conforme o projeto, o selo possuirá três categorias: Selo Bronze (empresas com empregados com idade entre 60 a 65  anos; Selo Prata (empresas com empregados com idade entre 66 a 70 anos); e Selo Ouro (empresas com empregados com idade acima de 70 anos), e constituirá em um logotipo para as empresas certificadas fazerem a divulgação física e eletrônica, podendo ser utilizado pela empresa em produtos e material.

Bocha e bolão também são patrimônio cultural

Por fim, também foi aprovado pelos parlamentares, em segunda votação, o Projeto de Lei 8978/2024, de autoria do vereador Cezar Campesatto, que registra a “prática dos esportes bocha e bolão” como  Patrimônio Cultural Imaterial do Município e determina a inscrição do registro no Livro do Tombo do Patrimônio Cultural do Município de Blumenau.

Relacionadas