Nos anos 1980, a animação de TV Caverna do Dragão conquistou toda uma geração com a saga dos adolescentes perdidos num mundo paralelo e sua luta para voltar para casa. Foram apenas 27 episódios, o suficiente para conquistar milhões de espectadores em todo o mundo e se tornar um fenômeno cultural.
No Brasil, o desenho fez sucesso exibido dentro do Show da Xuxa e se tornou um ícone da televisão. No entanto, os criadores de Caverna do Dragão jamais produziram um final da história, dando a entender que os heróis jamais conseguiram retornar.
Pensando nos fãs brasileiros, a Ogilvy Brasil e a Hasbro decidiram realizar o que Hollywood jamais fez até hoje, o episódio final. Conhecido por ser um dos maiores mistérios da cultura pop brasileira, a saga que não tinha um final oficial, tem uma base de fãs mais expressiva no Brasil do que no seu país de origem.
A criação do episódio final da saga foi produzida por uma parceria entre os grupos Jovem Nerd e Os Bonequinhos, que irão utilizar bonecos e dubladores oficiais da animação. O roteiro foi assinado por Fábio Yabu e Jovem Nerd, já a animação será feita em formato de stop motion por Os Bonequinhos e com bonecos oficiais da Hasbro. O episódio também contará com o elenco original da dublagem brasileira, que terão a missão de modernizar a narrativa para os novos fãs.
Dubladores originais
Entre os dubladores brasileiros estão Nizo Neto (filho de Chico Anízio) e Mônica Rossi. Mas a ausência mais sentida será a de Orlando Drummond, que morreu em 2021.
Após uma enorme comoção dos fãs nas redes sociais, devido a aparição dos personagens no filme “Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes”, o desejo por um desfecho se reacendeu no público. Dessa forma, através do Nerdcast, o Jovem Nerd levou o clamor dos fãs diretamente à Hasbro.
“Realizar esse exercício criativo vai além de uma ação de marketing, é uma celebração junto à comunidade de fãs brasileiros”, contou Marina Uccelli, diretora de marketing da Hasbro.
Em uma coincidência perfeita, o projeto se alinha com o aniversário de 50 anos de Dungeons & Dragons, a franquia que inspirou a série original em 1983. A estreia do episódio ocorreu no último dia 5 de dezembro, durante a CCXP 2024 em São Paulo, e contou com a presença dos dubladores originais. As redes sociais da Hasbro e do Jovem Nerd disponibilizarão em breve o episódio final, 40 anos da estreia de Caverna do Dragão no Brasil.
Curiosidades
– O desenho animado Caverna do Dragão é uma versão do jogo de RPG Dungeons & Dragons, que ganhou recentemente uma versão em live-action. Ele mostra as aventuras de seis jovens – Hawk, Diana, Presto, Eric, Sheila e Bob – que, depois de entrarem em um parque de diversão, ficam presos em um reino medieval. Lá, eles lutam contra o Vingador enquanto procuram o caminho de volta para casa.
– Quem viu Caverna do Dragão na TV sabe bem: boa parte do seu sucesso se deve à excelente interpretação dos personagens dada pela equipe dos dubladores brasileiros. Entre eles, está Mônica Rossi (também intérprete da Priscilla da TV Colosso e Meredith Grey em Grey’s Anatomy), que dá voz a Diana; Nizo Neto, que faz a voz de Presto; e Orlando Drummond (responsável pela voz de Scoby-Doo, do Gato Guerreiro de He-Man, e também conhecido pelo personagem Seu Peru), que interpreta o Vingador.
– À época do lançamento, a série causou certa polêmica nos Estados Unidos por ser considerada muito violenta. O roteiro de um episódio, chamado “O Cemitério dos Dragões”, quase foi arquivado, pois havia a possibilidade de que um dos protagonistas matasse o Vingador. Nele, os heróis, muito frustrados em suas tentativas falhas de voltar para casa, procuram Tiamat e pedem que o dragão aniquile o seu maior inimigo.
Série não teve episódio piloto
– Todos os personagens de Caverna do Dragão tinha uma “categoria”: Hank é um patrulheiro, Eric é um cavaleiro, Diana é acrobata, Presto é um mago e Bob é um bárbaro. Isso deriva do fato de que eles surgiram como personagens de um RPG. Contudo, a “classe” de Sheila nunca é revelada explicitamente. Só sabemos que ela usa um manto que a deixa invisível. Isso acontece porque, no jogo original, Sheila é uma ladra. Então, para evitar dores de cabeça, os autores do desenho animado preferiram nunca mencionar claramente o que ela é.
– Quase sempre, quando uma série é lançada, há um episódio inicial chamado de piloto, que apresenta o universo e funciona como um teste para verificar se a ideia dará certo. Contudo, isso não aconteceu com Caverna do Dragão: simplesmente não há um episódio de apresentação.
Ao invés disso, a abertura do desenho funcionou como esse início, e ela era repetida em cada começo de episódio novo. Em outras palavras: nunca foi produzido um primeiro episódio que mostra as crianças sendo transportadas do parque de diversões para o mundo medieval. Se acha que viu essas cenas, saiba que provavelmente é uma obra da sua imaginação.
– Outro fato curioso é que a série nunca esclarece há quanto tempo as crianças estão nesse reino, nem se alguém as estão procurando no mundo real.
– Durante muito tempo, circulou entre os fãs no Brasil uma teoria de que o Mestre dos Magos, na verdade era o vingador disfarçado, e que usava desse artifício para enganar os heróis e atrai-los sempre para uma nova emboscada. Dizem que por isso, Vingador e Mestre dos Magos nunca apareceram juntos na mesma cena.